A responsável pela iniciativa no âmbito da Secretaria da Saúde (SES), Andrea Leusin de Carvalho, diz que o objetivo do projeto é auxiliar as equipes médicas, transmitindo informações baseadas em evidências científicas e disponibilizando protocolos atualizados para o manejo da Covid-19.
“Durante o atendimento, os profissionais podem tirar dúvidas sobre condução dos casos por meio de telefone ou vídeo”, afirma. Entre as equipes das UTIs e os consultores são realizadas videoconferências diárias, ocasiões em que discutem, por exemplo, sobre casos de insuficiência respiratória aguda grave e de Covid-19.
Andrea informa que o papel da SES é sinalizar, ao Ministério da Saúde, quais os hospitais gaúchos estão elegíveis ao projeto, além de realizar a articulação entre as instituições. Técnicos dos departamentos de Ações em Saúde, de Regulação e de Atenção Hospitalar e Ambulatorial participam da atividade. “Também auxiliamos na divulgação e na sensibilização das instituições para participarem nesta ação”, diz Andrea.
A iniciativa auxilia, ainda, no gerenciamento do fluxo de pacientes, estabelecendo critério de admissão e alta da UTI. “Além do mérito de fornecer ao paciente o tratamento de excelência, com as melhores evidências científicas do momento, estas consultas on-line contribuem para diminuir o tempo de internação nas UTIs, favorecendo o giro dos leitos, fator importante durante a pandemia”, avalia Andrea.
O critério de inclusão dos hospitais é ter no mínimo dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. A lista dos hospitais participantes é dinâmica e atualizada toda semana, conforme a demanda de cada serviço e o número de pacientes internados com suspeita de Covid-19.
Hospitais menores, mesmo que não tenham os critérios para inclusão no Tele UTI- Covid, bem como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com casos suspeitos de Covid, podem acessar o 0800 9700311, disponível 24 horas por dia, para esclarecer dúvidas sobre protocolos ou tratamento.


Texto: Ascom SES
Edição: Secom