

O resultado será levado à assembleia geral da Amvat, hoje, na Univates
A instituição dos Comitês Operacionais de Emergência em Saúde – COE Escola, previstas em portarias das secretarias estaduais da Educação e Saúde, foi pauta de encontro promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na tarde de quarta-feira, 10, na sede da entidade. A iniciativa foi do presidente, prefeito de Imigrante Celso Kaplan, tendo em vista as discussões sobre a possível retomada das atividades nas escolas e a necessidade de cautela.
O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, disse que o assunto vem sendo discutido em nível estadual e que algumas situações não estão claras. Segundo ele, as portarias preveem a criação de comitês municipais, regionais e nas escolas, estes últimos responsáveis por dizer se a escola está apta e com todos os protocolos. Ele frisou que as atribuições dos COEs são as mesmas. Citou ainda que a formação dos Comitês prevê a participação da área da educação da rede estadual.
O presidente da Undime/RS participou de reunião do grupo pedagógico estadual, quando o assunto foi debatido. O resultado será levado à assembleia geral da Amvat, hoje, na Univates.
A preocupação é evitar precipitações, principalmente no sentido de garantir a saúde de crianças e estudantes, assim como os protocolos a serem cumpridos. Também estiveram presentes a coordenadora regional da 3ª Coordenadoria, Cássia Benini; o coordenador geral da Famurs, José Scorsatto; representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari, as secretárias de Educação de Lajeado, Vera Plein, e Colinas, Aline Horst, representando a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), prefeitos e secretários de Educação e da Saúde.
FONTE: O INFORMATIVO