De acordo com informações da assessoria de imprensa do Hospital Estrela, as reuniões estavam ocorrendo desde a publicação da resolução 105/20, da Secretaria Estadual de Saúde, dia 4 de maio. O documento estabelece, em caráter excepcional, o financiamento dos leitos de UTI Covid, mesmo que ainda não estejam habilitados pelo Ministério da Saúde. “O início do funcionamento da ala UTI Covid estava também condicionada, pelo hospital, à liberação técnica da estrutura pelo Ministério da Saúde. Contudo, pelo cenário atual de ocupação dos leitos na região do Vale do Taquari, a direção decidiu pela abertura da UTI Covid”, diz a nota do HE.
Segundo o diretor técnico do hospital, Fernando Veloso da Silveira Júnior, a nova condição dá mais segurança aos pacientes e profissionais de saúde. “Esse aumento de leitos para atendimento de pacientes com necessidade de tratamento intensivo dá uma resolutividade maior para a Região”, afirma.
A gerente regional da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Locatelli, destaca que a parceria com o município de Estrela e os demais municípios conveniados da região foi fundamental na estruturação dos serviços. “Graças a essas parcerias, conseguimos viabilizar uma linha de cuidado completa exclusiva para esse perfil de paciente, contemplando um Pronto Atendimento, Unidade de Internação e UTI”, salienta.
Parceria
Prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, destaca que os municípios de Colinas, Imigrante, Fazenda Vilanova e Westfália ajudaram no aporte financeiro para a construção desses dez novos leitos para a UTI Covid do Hospital de Estrela (HE). “Foi um apoio fundamental, e eu agradeço muito esses prefeitos e o entendimento que eles tiveram da situação”, salienta.
Mallmann explica que o governo municipal vai pagar a diária desses leitos, até que haja a habilitação por parte do Ministério da Saúde. Além disso, o prefeito destaca que o HE terminou a instalação dos novos leitos na quarta-feira, 13, e a equipe de profissionais já está à disposição. A informação sobre os novos leitos será repassada ainda nesta sexta-feira ao Governo do Estado. “Como todo o Estado, estamos fazendo um esforço enorme para que se tenha toda a estrutura para atender toda a população. Queríamos que não fosse necessário, mas caso as pessoas precisem, terão onde encontrar atendimento”, ressalta.
FONTE: INFORMATIVO