

Lajeado recebeu um lote de 200 testes rápidos, sendo que 10 testes já foram aplicados. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, a Secretaria de Saúde (Sesa) tem um médico e uma técnica de enfermagem responsáveis por fazer o agendamento dos profissionais que apresentam os sintomas da Covid-19. Ela esclarece que estes testes, quando avalizados pelo Ministério da Saúde e no caso de resultados positivos, são notificados à Secretaria Estadual de Saúde e entram no registro oficial de casos confirmados de Lajeado. No dia 28/04, às 13h, Lajeado contabilizava 63 casos positivos confirmados, dos quais 20 já estão curados.
– Como Lajeado recebeu vários kits para testes rápidos e, além disso, temos laboratórios privados na cidade fazendo o teste e empresas iniciando a aplicação de testes rápidos, a tendência é de que isso gere um aumento do número de casos positivos na cidade. Devemos considerar isso um fato positivo de que a cidade está sendo testada e que poderemos ter mais conhecimento de como a doença se dissemina, em que grupos de idade e local da cidade, por exemplo, o que contribui para a adoção de medidas mais adequadas para as necessidades – explica o secretário municipal da Saúde, Cláudio Klein.
O teste deve ser realizado nas seguintes condições:
– Trabalhadores de saúde e segurança pública: mínimo de 7 dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas após desaparecimento dos sintomas;
– Pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade: mínimo de 7 dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas após desaparecimento dos sintomas.
Assessoria de Imprensa de Lajeado