quinta-feira, 22 de maio de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Lajeado

Município estima 160 possíveis infectados por coronavírus em Lajeado

27 de março de 2020
em Lajeado, Os Vales em Notícia, Saúde e Beleza, Saúde e Bem-estar, Saúde e Prevenção
0
Município estima 160 possíveis infectados por coronavírus em Lajeado
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
A Vigilância Epidemiológica de Lajeado, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), estima que pelo menos 160 pessoas já possam ter sido contaminadas com o coronavírus em Lajeado. Este número, estimado até as 11h desta quinta-feira, se baseia em dois dados: na quantidade de atendimentos e orientações feitas pelo setor junto às pessoas que tiveram algum tipo de contato com os casos já confirmados por testes (em especial os grupos que estiveram no cruzeiro e que retornaram de viagem ao exterior) e nos relatos de quadros de síndrome gripal recebidos pela Central de Atendimento 24h. Este foi um dos temas discutidos na reunião desta quinta-feira, 26/03, pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado.
– Ao longo dos últimos 10 dias, identificamos um grande grupo de pessoas que foram possivelmente infectadas. Buscamos contatar todos os grupos com os quais elas haviam tido contato e chegamos a 109 pessoas que, neste momento, consideramos infectadas devido a estes contatos. Além destes grupos, a Central de Atendimento 24h mapeou os contatos dos últimos dias. Todas as pessoas foram orientadas a fazer isolamento domiciliar e estão sendo monitoradas periodicamente pelo município – explica Juliana Demarchi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.
Deste grande grupo, nem todas as pessoas apresentaram sintomas, e entre as que tiveram, a maior parte são casos de sintomas leves. Quando algum caso fica mais grave, a pessoa é orientada sobre onde buscar atendimento. Casos graves podem necessitar internação hospitalar.
– A cada dia aumenta o número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Ontem (25/03) tivemos 44 ligações na Central de Atendimento de pessoas que estão com sintomas que podem ser enquadrados no diagnóstico de COVID-19 e que receberam orientações para o isolamento e também orientações gerais de saúde pela equipe. Até as 11h de hoje (26/03), mais 7 pessoas que ligaram se enquadram no diagnóstico – afirma Márcio Mossmann, coordenador do curso de Medicina da Univates.
Este controle do município é feito de forma paralela aos testes oficiais fornecidos pelo Estado. Isso ocorre porque o Estado disponibiliza testes apenas para casos graves internados ou para profissionais de saúde que tenham se contaminado no trabalho. Sem a aplicação de mais testes, não é possível, neste momento, avaliar todas as pessoas que seriam consideradas casos suspeitos. Há a expectativa de recebimento de testes rápidos pela Univates e também do governo estadual, mas enquanto isso não ocorre, é preciso fazer um acompanhamento do grupo de possíveis infectados.
– Estamos considerando todos estes casos como “possíveis infectados”, e as orientações que recebem são como se fossem casos confirmados. Acreditamos que esta seja a melhor forma de manter algum controle sobre a expansão do vírus na nossa cidade, uma vez que não sabemos quando haverá mais testes disponíveis para a população – diz o secretário municipal da Saúde, o pneumologista Cláudio Klein.
As pessoas que vinham sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica e os casos informados à Central de Atendimento 24h estão sendo colocados em uma base de dados única, que deverá estar concluída até a próxima semana. Daí será possível avaliar de forma ainda mais precisa a curva de contaminação na cidade a partir dos casos em acompanhamento e dos relatos que chegam à Central que se enquadram no diagnóstico de coronavírus.
Central de Atendimento 24h
– Se você está com suspeita de contaminação, ligue para a Central de Atendimento 24h do Coronavírus em Lajeado, que funciona junto à Univates, para receber orientações:
–  (51) 99911-3609
–  (51) 99571-3309
– 0800-707-0809 (opção 1)
EPIDEMIOLOGIA – Situação de casos suspeitos e confirmados em Lajeado – Atualização em 26/03/2020 às 14h47:
Possíveis infectados (monitoramento paralelo do município) Casos notificados (formalizados ao Estado com coleta de exame) Casos descartados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) Casos em investigação no Lacen Casos confirmados pelo Lacen
160 21 (2 novos de 26/03 de profissionais da saúde) 11 5 5
Texto: Francini Ledur
Foto: Giovani Marasca
Assessoria de Imprensa de Lajeado
Tags: covid-19
CompartilharTweet
Próxima notícia
Dália Alimentos segue com plano de ação à prevenção ao Coronavírus

Dália Alimentos segue com plano de ação à prevenção ao Coronavírus

Entidades recebem doações da Girando Sol

Entidades recebem doações da Girando Sol

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}