domingo, 15 de março de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Geral

Edegar Pretto é empossado como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

1 de fevereiro de 2017
em Geral, RS
0 0
0
Edegar Pretto é empossado como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Logo após a posse, discursasse para as quase duas mil pessoas que se concentraram em frente de um palco improvisado no obelisco da Praça da Matriz(Foto: Marcelo Bertani)
Logo após a posse, o presidente discursou para quase duas mil pessoas na frente de um palco improvisado no obelisco da Praça da Matriz (Foto: Marcelo Bertani)

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) foi empossado em sessão solene, nesta terça-feira (31), como novo presidente da Assembleia Legislativa. A eleição e posse da nova Mesa Diretora do legislativo estadual foi conduzida pela deputada e agora ex-presidente, Silvana Covatti (PP), e confirmou o acordo firmado entre os partidos, desde 2007, que estabeleceu o princípio da gestão compartilhada no comando do parlamento. Esta é a terceira vez que um deputado do PT presidirá o parlamento gaúcho. A primeira foi com Ivar Pavan, em 2009, e a segunda, com Adão Villaverde, em 2011.

Pretto discursou para um plenário lotado por trabalhadores do campo e da cidade. Várias autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas, o governador José Ivo Sartori, o deputado federal Dionilso Marcon (PT), representando a Câmara dos Deputados; Luiz Felipe Difini, presidente do Tribunal de Justiça; o procurador Geral de Justiça, Marcelo Dorneles; os ex-governadores Olivio Dutra e Tarso Genro, do PT, e Jair Soares (PP); o presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto; deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos e lideranças sindicais, sociais, políticas e empresariais.

Primeiro discurso
Ao discursar como presidente do Legislativo, o deputado Edegar Pretto disse que não vai esquecer suas origens e fortalecerá o diálogo e a democracia no Legislativo. Filho do ex-deputado Adão Pretto (PT) e ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ele garantiu que seguirá “com um pé na luta e outro no parlamento” e que está ciente de que representa a Assembleia Legislativa e seus 55 parlamentares. Pretto afirmou que não medirá esforços para que “este Parlamento seja, todos os dias, a Casa do Povo e cumpra seu papel neste momento de grandes desafios”. Para Edegar Pretto, “neste momento de crise e de questionamento às instituições e à própria democracia, tenho certeza que este Parlamento não se furtará a assumir grandes causas, de realizar grandes debates e de dialogar com todos os setores da sociedade gaúcha”.

Compromissos
Ainda na tribuna, o presidente disse estar consciente de que assume a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em um momento de crise econômica, política e social, em um dos períodos mais atribulados da política brasileira desde a sua redemocratização. “É um contexto complexo, inquietante e de desfecho ainda incerto; de questionamento quanto ao papel do Estado no desenvolvimento; de ataque aos partidos políticos, a políticas, direitos sociais e à própria Constituição; de radicalização e intolerância; de desgaste, de perda de espaço e poder de organizações tradicionais e de questionamento às instituições, em especial ao Parlamento.”

Para o presidente da Assembleia, “esta Casa não está imune e não pode ficar indiferente como se nada estivesse acontecendo. Este Parlamento não pode desconhecer, também, o debate que se trava em nível mundial. Precisamos dialogar com a sociedade e construir os consensos possíveis que a democracia exige.” De acordo com Edegar Pretto, “o Parlamento está desafiado a assumir causas merecedoras de grandes debates, a dialogar e contribuir na busca de alternativas para a superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha”. Ele acredita que “isto só é possível com a defesa e a reconstrução da democracia no nosso País”.

Edegar Pretto assumiu o compromisso de defender a democracia, a participação popular, a agricultura e a soberania alimentar. “Nossa luta pela construção da democracia e de uma sociedade mais igualitária pressupõe, ainda, que enfrentemos o tema da equidade de gênero.”

Movimentos
Sobre o processo de democratização do País, o presidente eleito do Legislativo recordou que este processo possibilitou o surgimento de um movimento sindical combativo, de inúmeros movimentos e organizações sociais populares, entre eles, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, que teve como um dos fundadores, Adão Pretto. “Este mesmo processo de democratização possibilitou o surgimento de inúmeros partidos, entre os quais o Partido dos Trabalhadores e o surgimento de muitas lutas, que garantiram políticas públicas e direitos fundamentais, “conquistas garantidas na Constituição Federal com muita luta e que hoje estão sendo questionadas e atacadas”.

Homenagens
O presidente Edegar Pretto fez referência especial à memória de Otília (sua mãe) e do pai Adão Pretto. Disse que seu pai, “em um mandato como deputado estadual constituinte e cinco como deputado federal, deixou um legado importante de ações e projetos, especialmente, em defesa do pequeno agricultor. Adão Pretto nos deixou um grande legado de bons exemplos, em especial o de que a luta não pode parar.” Edegar Pretto lembrou que “o destino cuidou de nos tornar presidente do Parlamento em 2017, 30 anos depois da posse do meu pai – neste mesmo plenário, como deputado estadual”. Antes de concluir o pronunciamento, o presidente Edegar Pretto recordou quem já passou pela Assembleia Legislativa. Destacou nomes como o de Getúlio Vargas, ex-Presidente do Brasil; Leonel Brizola, governador de dois Estados; Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha; Carlos da Silva Santos, sindicalista e primeiro negro a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do RS; Suely Gomes de Oliveira, professora e primeira mulher deputada na Assembleia Gaúcha, cumprindo seis mandatos, de 1951 a 1974.

Texto: Ascom AL

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}