Certificação digital, cursos de capacitação e assuntos técnicos relacionados a questões contábeis foram a pauta do encontro realizado na quinta-feira (11), na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). O evento teve como convidado principal o diretor de Assuntos Legislativos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RS), Célio Luiz Levandovski, que falou para associados da região. Além de repassar informações sobre as vantagens e a importância da utilização dos serviços do Sescon-RS, ele também abriu espaço para ouvir reivindicações e demandas dos escritórios.
Um dos assuntos mais debatidos pelo grupo foi o Simples Nacional. “É simples mas não é barato”, resumiu o dirigente estadual, referindo-se ao limite de enquadramento e às faixas de alíquotas que permanecem iguais nos últimos anos e oneram as empresas com mais carga tributária. “A saída é fazer comparações e avaliar se o Simples é o mais indicado para cada tipo de negócio”. O presidente do Sincovat, Rui Mallmann, avalia que o Simples Nacional limita o crescimento das empresas e implica em vários outros prejuízos.
A atividade, que culminou com um café da manhã de integração, também teve a presença do vice-presidente regional do Sescon-RS, Jandir Dickel, e do presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Vale do Taquari (Aescon), Gerson Diehl.
Texto: Ascom Sescon – RS