Equipe conquistou quatro ouros, cinco pratas e dois bronzes em competição realizada em Cachoeira do Sul; oito dos dez atletas participantes integram projeto social
O Dojo Marcão Borba, de Estrela, conquistou 11 medalhas na Copa Gaúcha de Jiu-Jítsu, disputada no sábado, 24 de outubro, em Cachoeira do Sul. A equipe participou da competição com dez atletas e garantiu dois troféus na classificação geral: primeiro lugar na categoria adulto master e terceiro lugar na categoria kids.
O desempenho foi composto por quatro medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Para o professor e lutador Marcão Borba, os resultados refletem a evolução do trabalho desenvolvido pela equipe, tanto no rendimento esportivo quanto na formação de novos atletas.
Dos dez competidores que participaram da copa, oito integram o projeto social Sementinhas do Bem, que busca ampliar o acesso ao jiu-jítsu e proporcionar oportunidades por meio do esporte.
Professor conquista dois ouros
Um dos destaques da equipe foi Guilherme Takahama, professor e competidor do dojo, que conquistou duas medalhas de ouro: uma na categoria por peso e outra no absoluto, disputa que reúne atletas de diferentes categorias de peso. O resultado é conhecido na modalidade como double gold.
A conquista dá continuidade à sequência positiva do atleta, que já havia obtido dois ouros na quinta etapa da Copa Gaúcha, em setembro. Na ocasião, Takahama venceu tanto a categoria em que competiu quanto a disputa do absoluto.
Para Marcão Borba, acompanhar a evolução do professor, desde os primeiros passos no jiu-jítsu há cerca de cinco anos, torna os resultados ainda mais significativos.
Projeto social impulsiona participação
Além dos resultados esportivos, o trabalho do Dojo Marcão Borba tem como uma de suas bases o projeto Sementinhas do Bem, que utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal e inclusão.
A equipe já obteve outros resultados expressivos ao longo de 2026. Em agosto, conquistou 24 medalhas na Copa Mercosul International Cup, com participação de 28 atletas, em sua maioria adolescentes. O desempenho manteve o dojo na terceira colocação do ranking estadual de academias de jiu-jítsu, conforme informações divulgadas à época.
A participação em competições exige recursos para inscrições, transporte e alimentação dos atletas. Por isso, o apoio de parceiros e do poder público contribui para viabilizar as viagens e ampliar as oportunidades dos jovens.
Próximo desafio será internacional
A agenda da equipe inclui novos objetivos. Marcão Borba informou que tem viagem prevista para 10 de novembro, quando deverá disputar o Mundial de Jiu-Jítsu nos Emirados Árabes Unidos.
Instagram: @dojomarcaoborba e @cgjjoficial. Dojo também passou a integrar a equipe A, ligada ao professor Márcio Mendonça, de Novo Hamburgo. Segundo Marcão, a parceria foi firmada em reconhecimento aos resultados alcançados pela equipe de Estrela e busca fortalecer o trabalho realizado com os atletas.
Com as conquistas recentes, o Dojo Marcão Borba segue ampliando sua participação em competições e investindo na formação esportiva, aliando o desempenho nos tatames ao trabalho social desenvolvido na região.

