quarta-feira, 30 de setembro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Geral

Café do Fórum da Mulher Empresária da Acil aborda desafios da convivência entre gerações no trabalho

14 de abril de 2026
em Geral
0 0
0
Café do Fórum da Mulher Empresária da Acil aborda desafios da convivência entre gerações no trabalho
0
COMPARTILHAMENTOS
23
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Programação reuniu cerca de 60 pessoas na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos da Acil.

Lajeado – A convivência entre diferentes gerações no ambiente corporativo foi o tema do café da manhã promovido nesta terça-feira (14) pelo Fórum da Mulher Empresária (FME) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A programação reuniu cerca de 60 participantes e contou com palestras da gestora de Recursos Humanos da Plastrela Embalagens Flexíveis, Cintia Schmidt, e da business partner de RH da Docile, Viviane Lagemann.

Durante o encontro, as especialistas compartilharam reflexões e estratégias sobre como gestores podem identificar, valorizar e integrar as competências de cada geração no ambiente corporativo. Segundo elas, ao compreender e respeitar as particularidades de cada perfil, é possível construir equipes mais comprometidas, engajadas e resilientes.

No início da programação, Cintia destacou que, pela primeira vez na história, quatro gerações convivem simultaneamente no ambiente de trabalho, cada uma moldada por contextos históricos, econômicos e tecnológicos distintos. De acordo com a gestora, esse cenário traz desafios importantes para as organizações, como diferentes percepções sobre autoridade e hierarquia, além de expectativas variadas em relação a feedback e reconhecimento.

A especialista também ressaltou que compreender os perfis geracionais é o primeiro passo para uma gestão mais inclusiva. Enquanto profissionais mais experientes tendem a valorizar estabilidade, hierarquia e processos estruturados, as gerações mais recentes priorizam propósito, flexibilidade, colaboração e agilidade nas interações. “Esse cenário impõe desafios, mas também abre oportunidades para que as empresas promovam uma gestão mais inclusiva, capaz de integrar diferentes perfis e potencializar resultados por meio da diversidade de perspectivas”, afirmou.

Ainda segundo Cintia, uma das ferramentas que pode auxiliar nesse processo é a chamada “ponte geracional”, metodologia que ajuda gestores a identificar pontos de atrito e construir conexões entre diferentes perfis. “Com um roteiro claro e facilitação adequada, é possível implementar o processo em ciclos de 60 a 90 dias, gerando resultados mensuráveis e sustentáveis nas organizações”, explicou.

Na sequência, Viviane destacou que, ao ingressarem nas empresas, profissionais de diferentes gerações não levam apenas suas competências, mas também expectativas distintas sobre o trabalho. “São diversos perfis convivendo no mesmo ambiente. Há pessoas que aprenderam que falar é desrespeito, enquanto outras entendem que não falar é falta de transparência”, observou.

Como forma de apoiar líderes na condução de conversas desafiadoras com diferentes perfis de profissionais, Viviane apresentou o modelo SCIP (Situação, Comportamento, Impacto e Pergunta), que propõe uma abordagem estruturada e objetiva. A metodologia orienta a contextualização da situação, a descrição do comportamento sem julgamentos, a explicitação do impacto gerado e, por fim, a construção conjunta de soluções por meio de perguntas que estimulem ajustes e melhorias com a equipe.

No encerramento do evento as palestrantes falaram que, mais do que um desafio, a convivência entre diferentes gerações representa uma oportunidade estratégica para as organizações. “Ao investir em diálogo, compreensão e ferramentas de gestão adequadas, as empresas podem transformar a diversidade geracional em um diferencial competitivo, capaz de impulsionar resultados e fortalecer a cultura organizacional”, finalizaram.


Tags: destaque
CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}