Paulista de 23 anos derrotou o argentino Santiago Taverna, cabeça-de-chave número 1 do torneio, por 2 sets a 0.
No duelo Brasil x Argentina na decisão do Lajeado Open 2025, melhor para o atleta da casa. Contando com o apoio da torcida, que lotou as dependências do Clube Tiro e Caça (CTC), Gustavo Heide se sagrou campeão da quarta edição do torneio, ao derrotar Santiago Taverna por 2 sets a 0, na tarde deste domingo, 2.
A grande final da competição foi disputada logo após a decisão do torneio de duplas, na mesma quadra de saibro. Embora o adversário fosse tratado como favorito, por ser o cabeça-de-chave número 1, Heide teve atuação dominante e sobrou no primeiro set, fechando em 6/1.
No segundo set, Taverna criou mais dificuldades para o brasileiro e chegou a quebrar o saque do adversário. Mas Heide se manteve calmo e, com um 6/4, confirmou o título do torneio. Com isso, segue a escrita: desde a primeira edição, em 2022, apenas atletas do Brasil vencem o Lajeado Open no individual.
Aos 23 anos, Heide é o atual 344º do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e, em sua terceira final na temporada e 11ª na carreira, chega ao seu oitavo título no circuito profissional. Em 2025, chegou a ficar quase meio ano sem jogar por conta de uma lesão nas costas, retornando somente em setembro.
Taverna, 235º do ranking, lutava pelo décimo título na trajetória profissional. No entanto, ele também deixa o Lajeado Open com motivos para comemorar, pois conseguiu alcançar a pontuação necessária para disputar o Australian Open, um dos principais torneios profissionais de tênis.





