Equipamento foi doado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo ao Comitê Pró-Clima.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Venâncio AIres, participou nessa sexta-feira, 31, da entrega de uma nova estação meteorológica em Boqueirão do Leão. O equipamento, doado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo ao Comitê Pró-Clima, foi oficialmente entregue ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e já está em operação, integrado à rede de monitoramento climático da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa representa mais um avanço regional na estrutura de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, ampliando a capacidade de monitoramento e análise meteorológica no Vale do Rio Pardo.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Luciano Teixeira, o novo equipamento será fundamental para fortalecer o acompanhamento climático na região. “Esse tipo de tecnologia permite que os municípios estejam mais preparados para agir com antecedência, evitando que situações como as registradas em 2024 voltem a acontecer. O monitoramento é essencial para salvar vidas e reduzir danos”, destacou o secretário. A nova estação integra o sistema regional de monitoramento coordenado pelo Cisvale, por meio do Comitê Pró-Clima, e se soma à rede operada pela Unisc, fortalecendo a capacidade de prevenção e resposta a situações de risco climático em toda a região.
Uma das estações de medição de nível previstas no projeto será instalada na bacia do arroio Castelhano, na região de Monte Alverne – Santa Cruz do Sul, na divisa com Linha Antão, em Venâncio Aires. O projeto, denominado Resiliência Climática e Gestão de Desastres, foi desenvolvido para promover adaptação, resiliência e recuperação diante de eventos climáticos severos. “Com o monitoramento em tempo real do nível da água, teremos informações mais precisas e rápidas, que vão auxiliar na tomada de decisões e nas ações preventivas da Defesa Civil”, acrescenta.
Além desse, o Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo desenvolveu outros três eixos de ação incluídos no Plano Rio Grande, submetido ao Governo do Estado para financiamento. Somados, os projetos ultrapassam R$ 79 milhões em investimentos, voltados ao fortalecimento da adaptação e resiliência do Vale do Rio Pardo frente às mudanças climáticas.

