No último sábado, dia 02, quem participou da primeira missa crioula do Cristo Protetor, em Encantado, teve a oportunidade de acompanhar a abertura do ciclo de apresentações do “Dançando Nossas Origens III”. O momento marcou o início da terceira etapa do projeto que busca preservar e difundir as danças tradicionalistas gaúchas.
Desde o seu início em 2022 pelo CTG Giuseppe Garibaldi, o “Dançando Nossas Origens” tem crescido progressivamente, alcançando um público cada vez mais amplo. A primeira edição concentrou-se em apresentações das invernadas do CTG em diversos municípios da região, enquanto a segunda edição, em 2023, expandiu-se com a adesão de oficinas realizadas em parceria com escolas locais em Encantado.
A terceira etapa do projeto tem como objetivo estender suas ações para os municípios do Vale do Taquari, ampliando ainda mais seu alcance e impacto cultural. Vale ressaltar que este projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Baldo SA, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul/ BRDE e Supermercado AGF. A realização é do CTG Giuseppe Garibaldi e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Para a comunidade local, a experiência foi descrita como algo de grande importância. Segundo um dos participantes, “o primeiro ponto da parte religiosa foi muito importante para a comunidade poder vivenciar a cultura gaúcha dentro da religião e ainda num local como o Cristo Protetor, que traz paz e serenidade”.