Valor arrecadado com inscrições será destinada ao Hospital São João Batista de Nova Bréscia.
A chuva prevista para o final de semana não chegou à Coqueiro Baixo no domingo (16), um alívio para os organizadores da “1ª Trilha Beneficente”, idealizada pelo grupo “Mentirosos Moto Clube”, de Nova Bréscia, com o objetivo de apoiar o Hospital São João Batista, sediado no município.
O passeio, que integrou a programação da 1ª Expo Coqueiro, contou com o apoio e incentivo da Prefeitura de Coqueiro Baixo e reuniu mais de 150 pilotos de diferentes cidades do Estado. Os primeiros participantes chegaram à sede do Clube Esportivo São José, que abrigou as inscrições, por volta das 7h da manhã. A largada do primeiro grupo aconteceu às 8h20min, no campo do São José. Três opções de percurso estavam disponíveis aos pilotos: O primeiro, com a maior distância e também o maior nível de dificuldade, passou por comunidades do interior de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo.
Outro percurso contou com 120 quilômetros, em um nível de dificuldade intermediário e que teve duração menor. Nele, os grupos largaram perto das 8h30min e concluíram o trajeto antes das 15h. Com 80 quilômetros, a opção mais procurada foi a trilha de menor dificuldade. Por apresentar desvios, o trajeto, apesar de seguir pelas mesmas comunidades que os demais, foi mais curto e os participantes puderam concluir o passeio em menos tempo.
Para realizar a Trilha os organizadores se dividiram em grupos, e ao longo dos últimos meses, limparam, organizaram e demarcaram os trajetos entre os dois municípios. A força-tarefa é importante, também, para a segurança dos pilotos, já que identifica pontos com maior probabilidade de acidentes, modificando-os até o momento em que não ofereçam riscos à segurança.
O valor de R$80,00 reais pago por cada integrante incluiu a participação na trilha, além de acesso a café da manhã e churrasco ao final da trilha. A arrecadação obtida com as inscrições, somada ao resultado da venda de bebidas, ultrapassa R$10.000,00, valor que será inteiramente revertido à Associação Hospitalar São João Batista, mantenedora do Hospital São João Batista, sediado em Nova Bréscia e que atende, ainda, pacientes de média e alta complexidades dos municípios de Coqueiro Baixo e Capitão.
Para Alcindo Bortoncello, um dos idealizadores e organizadores da Trilha, o momento é de agradecer pela participação dos pilotos e refletir sobre a importância de contribuir com a comunidade e o próprio hospital. “É um momento para nos divertirmos, sem competições, e em benefício de uma causa importante. A participação de cada piloto contribuirá com a saúde de pacientes de três diferentes municípios e certamente fará a diferença, de uma forma ou outra”, destacou. A primeira Trilha Beneficente contou com o patrocínio de Sekinha Motos, Oficina do Mário, Supriserra, Scartezini e Filhos, Farmácia & Cia, Espaço Pet +, Piquete Cafundó da Tradição, Esporte Clube São José, Granja Betti, Machado Car, Tornearia Bresciense, Eletrotécnica Cantú, Posto Coqueirense, Mercado Conte, Pousada da Katia, Supermercado Talini e Construtora Valmorbida.