Evento oficial da Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE) acontece no próximo domingo
Mais uma vez, o Vale do Taquari sedia uma etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro Fim. No próximo domingo (29) será a vez do município de Coqueiro Baixo receber a primeira etapa de competições da modalidade, dando abertura ao calendário oficial de provas.
Cerca de 200 pilotos de todo Estado são esperados para o dia que, conforme a previsão do tempo, promete frio e chuva, o que não deve atrapalhar os competidores, acostumados a acelerar em terrenos com um grau maior de dificuldade.
A prova inicia às 10h do domingo. A cada 30 segundos, um piloto passará pela linha de largada, seguindo para o Cross teste (pista de obstáculos) com 1,3 quilômetros, montado na praça central da cidade. Depois de concluir o circuito, os pilotos seguem para o percurso de 40 quilômetros formado pelas trilhas de deslocamento e pelas especiais (onde o percurso é cronometrado). Serão 3 voltas no total, sendo que a primeira não tem valor, já que é apenas para reconhecimento da área. Cada volta deve ser completada em até duas horas.
Especial 1 – 4,3 quilômetros – Inicia na propriedade de Fabrício Camini e encerra na propriedade de Sérgio Scheidt;
Especial 2 – 4,9 quilômetros – Inicia na propriedade de Jean Conte e encerra na propriedade da família de Fábio Zambiasi.
Especial 3 – 4,6 quilômetros – Inicia na propriedade de Diego Locatelli, em Linha Alegre, finalizando na propriedade de Vitor Bagatini, com o retorno à praça central.
O público poderá acompanhar o evento em diversos pontos. O principal será na praça central, um dos melhores, tanto pela visibilidade, quanto pelo acesso. Ao longo das especiais também é possível assistir a prova, especialmente nas entradas e saídas das mesmas. Vale lembrar que, para assistir com segurança, o público deve respeitar os locais por onde as motos irão passar, mantendo-se a uma distância considerável.
Conforme Ricardo Zambiasi, o Sekinha, que integra a equipe organizadora do evento, a característica das trilhas de Coqueiro Baixo deve colaborar para que a prova seja um dos destaques do calendário. “Preparamos um percurso diferenciado, com pontes, atalhos e deslocamentos para tornar a prova mais divertida possível, apesar de estarmos lidando com uma competição”, descreve. Jocimar Valer, Prefeito de Coqueiro Baixo, aguarda com expectativa o evento. “A prova não é realizada em nosso município há muitos anos, por isso acreditamos que a edição terá uma repercussão maior”, explica.
Valer destaca que a Administração Municipal é parceira e incentivadora da prática de esportes e que “Não podia ser diferente com o Enduro”. Jocimar conta que acompanha diariamente a empolgação e o empenho da organização na preparação das trilhas e na sinalização, deixando tudo pronto para a cidade receber todos os competidores e equipes. O chefe do executivo também agradeceu à equipe organizadora pelo empenho. “Quero agradecer a todos os envolvidos, em especial ao Sekinha, ao Alcindo Bortoncello e ao Vereador João Paulo Salami e toda equipe”, finaliza.
Um show para Coqueiro Baixo e região
Além das competições, o público terá a oportunidade de assistir ao show do grupo Arte Equilibrio, a primeira equipe de manobras radicais com motos do Rio Grande do Sul. O espetáculo acontece às 16h, no Centro da cidade, em local a ser definido, e tem entrada gratuita. “O show foi pensado para ser mais uma atração para o público que estará na cidade acompanhando o dia de provas”, explica Sekinha.
Premiação
A entrega das premiações será realizada às 17h, à princípio, na praça central. A programação pode ser alterada, conforme as características do clima ao longo do final de semana. Serão premiados os cinco primeiros pilotos de cada categoria, sendo que 11 categorias terão competidores. O evento também premia os 5 pilotos mais rápidos da prova.
Mais informações podem ser consultadas com Ricardo (Sekinha) pelo: (51) 9 81986067 ou com João Paulo Salami pelo (51) 9 92543353.