Administração encaminha pedidos para instalação de poços artesianos e microaçudes para reservar água da chuva e vertentes
O problema da falta de abastecimento de água na propriedade do jovem produtor Anderson Pilger, 22, de Araguari, em breve estará solucionado.
Em épocas de estiagem a água da rede fica escassa e ele passa a depender do abastecimento de água do caminhão pipa e das duas vertentes preservadas. Para resolver a adversidade a Secretaria Municipal de Obras instalou canos de calibre maior.
“Quando o consumo aumentava, a gente só recebia água pela rede por algumas horas de noite. Chegamos até a perfurar um poço artesiano, mas não deu água. Agora com a troca, tudo fica resolvido.”
Na granja da família estão alojadas 53 mil aves e o consumo de água por dia alcança 40 mil litros. Outro morador beneficiado com a instalação de novas redes é o agricultor Amir Müller, de Alto Baixo Canudos.
“A nossa fonte secou e se não fosse esta obra da prefeitura estaríamos totalmente sem água, nem para o consumo doméstico a gente teria. A agilidade com que fizeram tudo é impressionante e nem chegamos a ficar desabastecidos.”
Poços artesianos e microaçudes
O prefeito em exercício Maico Berghahn (PSB) acompanha as obras e destaca a importância de garantir o abastecimento para manter a produção agrícola e o consumo de água com qualidade para a população.
Por meio do projeto Avançar, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), foi encaminhada a perfuração de dois poços artesianos na cidade, além da construção de microaçudes e serviços de horas máquinas. Outro poço artesiano foi encaminhado pela Secretaria Estadual de Obras e Habitação. A administração municipal também estuda fazer a instalação com recursos próprios.
“Se conseguirmos colocar em prática estes projetos vamos praticamente resolver o problema da falta de água em várias comunidades e ainda reservar para termos em épocas de estiagem.”
Para manter a produção de aves, suínos, leite e ovos, o município transporta em média 80 mil litros de água por dia de caminhão pipa.
Para saber
A Secretaria da Agricultura e de Obras pede que os agricultores encaminhem os pedidos de abertura de poços para consumo animal e o transporte de água com antecedência. O número de contato é (51) 9.8584-3028 ou (51) 9.8573-7202.
Fotos Giovane Weber/FW Comunicação
Canudos do Vale