Será permitido apenas o uso para fins domésticos, higiênicos e para dar de beber aos animais; medidas passam a valer imediatamente, pelo prazo inicial de 30 dias
O Governo de Estrela decretou, na manhã desta sexta-feira, 31 de dezembro, racionamento para o uso de água no município. Após reunir-se com presidentes e representantes das 27 associações de água do interior do município, o chefe do Executivo optou por restringir o consumo de água, pelo prazo inicial de 30 dias, para evitar possíveis problemas no abastecimento de água. O decreto já está em vigor e será fiscalizado. Participaram da reunião também, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Corpo de Bombeiros, Emater/RS-Ascar e representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Estrela.
“Nossa equipe estará de prontidão durante todo o feriado e fim de semana, para atender os produtores, caso seja necessário, ou ainda, tenhamos algum problema de falta de água no interior”, destaca o prefeito Elmar Schneider. De acordo com ele, a Defesa Civil de Estrela e as Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde organizaram-se em regime de plantão para atender possíveis eventualidades.
O Decreto 254, assinando na manhã desta sexta-feira, 31, permite apenas o uso de água para fins domésticos, consumo com higiene e para dar de beber aos animais. Pelos próximos 30 dias – tempo de vigência inicial do decreto – fica proibida a irrigação de gramados e plantações, troca total ou parcial de águas em piscinas de clubes, entidades e residências. Fica proibida também a lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências. “O Município fiscalizará e punirá, de acordo com a legislação vigente, quem descumprir o decreto”, reforça Schneider.
O decreto traz ainda a preocupação com a estiagem. Sem previsão de chuvas capazes de recuperar a quantidade de água nos rios e reservatórios, tornou-se necessário o uso racional e restrito da água, que passa a ser utilizada apenas para fins estritamente essenciais. “O último registro de chuva com volume superior a 50 milímetros, ocorreu em 13 de setembro passado. E não há modelos que projetem chuva forte nos próximos dias”, alerta o secretário Municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach.
Linha de crédito para reservatórios
Durante o encontro com os representantes das associações de águas de Estrela, um dos problemas recorrentes nas propriedades rurais está relacionado com a ausência de reservatórios particulares de água. Por conta do aumento no consumo, nas regiões mais altas, a água chega com menos pressão e prejudica o abastecimento.
Com capacidade para abastecimento, por conta da vazão dos 47 poços em funcionamento, o maior problema gerado com o aumento no consumo de água encontra-se na capacidade individual de armazenamento das propriedades rurais. A oferta de água ainda não é uma preocupação no interior, no entanto, com a projeção de um verão quente e seco e a falta de chuva, em caso de redução nos volumes de água dos poços, será necessário o investimento em armazenamento individual de água.
“Em 80% dos casos, um reservatório com capacidade de armazenamento para 24 horas é o suficiente. Trata-se de um pequeno investimento, mas que nem sempre é viável às famílias”, aponta o presidente da Associação das Associações de Águas de Estrela, Urbano José Diehl.
Para reduzir este problema será feito um levantamento para apurar quais famílias necessitam de reservatório de água, e em que proporção. “Iremos nos reunir com uma instituição financeira para avaliar qual pode ser a melhor linha de crédito para ajudar os produtores, para que seja providenciada a instalação de reservatórios nas propriedades que ainda não os têm. Esta será uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura”, determina o prefeito.
Atenção aos fogos de artifício da virada
Segundo dados do Corpo de Estrela, nas últimas semanas, foram registrados 68 focos de fogo e pequenos incêndios em vegetação na região. “Qualquer fagulha pode provocar um incêndio, assim como fogos, rojões e materiais semelhantes”, alerta o sargento Marcos Eliberto Hammpel, do Corpo de Bombeiros de Estrela.
Uma das orientações repassadas à população para este fim de ano, é a atenção redobrada ao uso de fogos de artifício nas comemorações de Ano-Novo.
Outra recomendação dos bombeiros diz respeito à prática de queimadas em lavouras. A orientação é para que os produtores evitem colocar fogo em vegetação, especialmente durante o período de estiagem mais severa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.