Com o objetivo de auxiliar os profissionais do varejo a estipularem metas e a criarem rotinas de acompanhamento de números, o Sindilojas Vale do Taquari promoveu, na noite desta terça-feira (30), o workshop Planejamento de Vendas e Marketing para 2022. Ministrada pelos consultores em gestão comercial, Mario Robertho, e em gestão de indicadores, ferramentas de venda, marketing, gestão do tempo, organização e produtividade, Francis Kettner, da Lead 08, a atividade esclareceu conceitos sobre planejamento e previsibilidade e, de forma prática, envolveu a elaboração de planilhas para definições e avaliações do desempenho no próximo ano.
No quesito vendas, os participantes aprenderam a construir metas mensais para 2022, considerando os resultados de 2021 e os objetivos para o próximo ano e enquadrando esses desejos na estrutura disponível, visto que as metas são desafios para a equipe, mas precisam ser alcançáveis. Assim, entre os indicadores, eles tiveram que levar em conta o ticket médio e os clientes compradores, entrantes e passantes, os quais determinam a taxa de conversão. O grupo também foi orientado a acompanhar e analisar diariamente o resultado das vendas, pois, depois de um tempo, fica difícil recuperar metas não alcançadas.
Já na parte de marketing, os instrutores enfatizaram a importância da cultura do investimento e demonstraram como, a partir do planejamento de vendas, determinar quanto de recursos destinar à área. Por meio de planilhas, exemplificaram o envolvimento de pessoas, gestão, indicadores e recursos on e off line no desempenho do marketing e salientaram a necessidade de avaliar o que se tem ou não e o que gostaria de ter.