O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Após 16 anos, o projeto é retomado na cidade e vai envolver 16 alunos do 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello.
Conforme o prefeito Paulo José Grunewald e o vice-prefeito Grasiani Galli, o principal motivo pelo qual o programa foi retomado é ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
“Queremos, com ajuda da nossa Brigada Militar, construir um mundo no qual os jovens estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”, destacaram durante o lançamento do programa.
“Estamos pensando no nosso futuro”
De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Bruna Trojaike Gräbin, com o programa será possível levar aos estudantes formas de dizer não às drogas, à violência e ensinar como cumprir de forma exemplar suas obrigações como cidadão.
“Eles são o futuro do município. Precisamos ensinar valores e com a ajuda da Brigada Militar, teremos cidadão melhores.”
Já a diretora do colégio, Mirna Schmitz, entende que o Proerd tem o intuito de orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas. “Estes ensinamentos também serão repassados aos pais para que saibam lidar com estes assuntos em casa com seus filhos. O curso terá dez encontros e está sob a coordenação da soldado Diane Baumhardt.
Para saber
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa educacional brasileiro que tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), programa educacional americano criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os estados do país.
Fotos Prefeitura de Forquetinha