Voltado para preparar profissionais e inseri-los no mercado de trabalho, o curso Técnico em Enfermagem da Lumecep criou, dentro de uma de suas disciplinas, um projeto voltado à importância da ética e conduta profissional para os que atuam na área da saúde.
A atividade ocorre na disciplina de Ética ll. São 56 acadêmicos que participam do projeto coordenado pela professora/psicóloga Mauri Moraes e com suporte do professor Gabriel Bavaresco. As discussões tem como base a análise de casos e a construção de ferramentas que possam apoiar o profissional na prática de seu trabalho, bem como, na formação de reflexões sobre responsabilidade ética.


A professora Mauri Moraes explica que situações antiéticas são relatadas no contexto da saúde diariamente, vindas da conduta de diferentes profissionais da área, respaldadas por denúncias e processos, ou não, silenciadas muitas vezes pelo profissional e outras tantas pelo próprio usuário. Por tanto, para profissionais em formação, considera-se a necessidade de promover encontros que possam trazer reflexões que impactem de forma positiva na conduta do trabalho em saúde. “Entendo, como professora da disciplina de ética e também como profissional da saúde, que trabalhar a temática de forma dinâmica e responsável com os alunos, propicia a perspectiva da diminuição de situações que colocam em risco a identidade e o bem-estar do paciente”, define a professora que ministra a disciplina na modalidade EAD em função dos protocolos estabelecidos em razão da pandemia.
De acordo com a professora, a metodologia de abordar de forma mais prática esta temática tem sido fundamental para promover discussões e elencar efetivas ferramentas para o manejo da conduta no trabalho. “A minha proposta é causar um impacto assertivo e perspicaz na formação deles, especialmente considerando que nossos alunos de hoje serão os profissionais da saúde que estarão diante da realidade amanhã”, enfatizou.
A principal pauta trazida se refere a reflexões sobre linguagem, comunicação e manejo com o paciente e com o familiar, responsabilidade com a identidade e o sigilo no processo de cuidado em saúde, bem como, sobre aspectos éticos no contexto das equipes em saúde.
Texto: Henrique Pedersini