David Kvitko atua na área de embriologia há dez anos, e está no Hospital Bruno Born desde janeiro de 2018
O embriologista Diretor do Laboratório do Centro de Reprodução Humana do HBB, David Timm Kvitko, foi agraciado com o título de Embriologista Clínico Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE). Com a certificação, ele se torna um dos quatro brasileiros a possuírem a qualificação – e o único embriologista no Estado.
O resultado foi divulgado nesta semana após o profissional passar por duas etapas, prática e teórica, de forma virtual em virtude da pandemia. Para alcançar a certificação, é necessário que o profissional tenha um número mínimo de procedimentos realizados na área de reprodução humana (como ciclos de fertilização in vitro, congelamentos de óvulos e embriões). Além disso, é realizada uma prova que envolve conhecimentos de biologia celular, rotina de laboratório, genética, fisiologia e outros temas. Em geral os testes são realizados durante os congressos anuais da Sociedade Europeia.
“É uma satisfação ser um dos poucos a ter este título, que é um reconhecimento por parte da sociedade europeia. Só um profissional apto e atualizado exerce adequadamente a função de embriologista”, analisa Kvitko. “Todo aprendizado que eu tive durante os estudos e as práticas levaram ao aperfeiçoamento das técnicas e à constante atualização com o que há de mais recente no mundo. A Europa é um dos locais mais destacados na área da reprodução. Saber que posso ofertar à comunidade de Lajeado o mesmo conhecimento que é oferecido lá é um orgulho.”