Evento contou com a presença do secretário estadual do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira; e do diretor do FGTAS RS, Rogério Grade
A Agência da Federação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS/Sine) de Estrela passou a operar, nesta sexta-feira (21), em novo endereço. A sede, que desde 2019 funcionava em uma sala junto a unidade do Poupa Tempo da Prefeitura Municipal, agora está localizada em um espaço estadual, na Rua Marechal Floriano, nº 27, junto ao conhecido prédio do Ipe. A agência foi aberta na presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira; do diretor-presidente do FGTAS, Rogério Grade; e do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, além de equipe local e outras autoridades, entre elas Roberto Fedrigo, servidor do FGTAS há 39 anos.
Antes de ir ao novo endereço, Ronaldo Nogueira, também ex-presidente do FGTAS e ex-ministro do Trabalho na gestão de Michel Temer, visitou o prefeito Elmar Schneider na sede da prefeitura. O prefeito Schneider, que estava acompanhado do vice João Schafer; dos secretários municipais da Saúde, Celso Kaplan; e do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Rodrigo Kish, agradeceu a honrosa visita do amigo. “Não posso deixar de registrar a minha alegria em revê-lo, e agora recebê-lo aqui em nossa cidade”, afirmou. Ainda na presença dos coordenadores municipais do trabalho, Guilherme Schneider e Éder Follmann, realizou uma breve apresentação do Balcão de Qualificação de Estrela. Depois todos se dirigiram ao ato.
No local, em cerimônia antes da abertura da agência, os convidados destacaram o momento e a importância do trabalho conjunto. Rogério Grade enalteceu a relevância de poder trabalhar ao lado de lideranças como o secretário Nogueira e o prefeito Schneider, dedicados ao desenvolvimento e bem-estar de suas sociedades. “Sabe quando a gente acorda cedo, num dia frio e de chuva como este, mas tem vontade de trabalhar? É graças ao empenho de pessoas assim, como o Nogueira, seja desde a época como presidente do FGTAS, como quando Ministro do Trabalho, e agora como secretário estadual, e o prefeito Schneider, amigo de muitos anos, liderança incrível, desde a época como deputado. Por isso estar aqui em Estrela hoje é motivo de muita alegria, e não apenas por esse espaço e o que ele vai significar para muitos cidadãos.”
A parceria entre as partes envolvidas foi ressaltada pelo secretário Nogueira. “Não é só os trabalhadores e os nossos funcionários que ganham com este novo local de ajuda e trabalho, assim como Estrela ganha ao ter meu amigo Schneider como prefeito nessa caminhada conjunta. E quando falamos de um espaço como este, não podemos esquecer que não há dignidade para uma pessoa quando ela não tem dois outros fundamentais locais: um lugar para morar e viver; outro para trabalhar e ter uma melhor vida”, frisou. O chefe do Executivo estrelense também se manifestou. “O município de Estrela só tem a agradecer. Um dia após completar 145 anos, inaugura este espaço. E este espaço não se resume apenas a uma questão de tamanho, localização, mas principalmente ao que ele pode significar para a vida das pessoas”, afirmou. “É um presente para todos nós que estamos envolvidos nesta fundamental tarefa de gerarmos empregos, qualificar a mão de obra, melhorar a renda de quem já trabalha e assim fortalecermos a economia nacional, tão afetada por essa pandemia, mas que tem tudo para se recuperar. E nós acreditamos e trabalhamos para isso”, completou o prefeito.
A agência estrelense irá operar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações pelo telefone 3712-1878.