Setor pretende auxiliar munícipes na orientação curricular, capacitação pessoal e facilitar o acesso ao mercado de trabalho ao promover uma identificação das demandas empresariais
O município de Estrela, através do Departamento do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), aproveitará o Dia do Trabalho, comemorado neste dia 1º de maio, para lançar o ‘Balcão de Qualificação’. O setor, inserido em um projeto ainda mais amplo da pasta municipal, pretende facilitar a conexão dos cidadãos com o mercado de trabalho ao oportunizar apoio na confecção e atualização dos componentes curriculares e demais necessidades, e assim ser um fomentador de novas oportunidades. Isso ao atender também a demanda da força empregatícia, e no contexto geral, ajudar na geração de empregos e renda para o município e região. O lançamento ocorrerá através das plataformas digitais.


De acordo com o titular da Sedis, Rodrigo Kich, a iniciativa pretende qualificar e melhorar as aptidões dos munícipes, em conformidade com as necessidades e exigências do mercado de trabalho, na atualidade e no futuro. “Nosso propósito é o de desenvolver alternativas que objetivem a qualificação curricular e profissional para esses indivíduos visando o nosso mercado de trabalho, e conforme a necessidade dos variados setores”, explica. “Isso se dará através da articulação de parcerias. Com instituições de ensino como meio de oportunizarmos a qualificação; e com empresas, que facilitarão a inserção do trabalhador, pois se busca também preencher mais facilmente a demanda delas por esta mão de obra, estando o Balcão de Negócios na retaguarda disto tudo”, explica. Apesar de ser lançado agora, o programa estava parcialmente em execução há algumas semanas. “Já realizamos pesquisas junto à classe empresarial, através de parceria Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Estrela (Cacis), obtendo avaliação inicial das necessidades dos diversos setores em relação ao capital humano”, frisa.
Guilherme Schneider, coordenador do setor do trabalho, comenta. “Vamos focar na inovação, não pensando somente no hoje, mas já projetando o amanhã. Um de nossos objetivos com este programa é identificar e qualificar os munícipes que pretendem, ou já trabalham, com tecnologia, incentivando a criação de negócios disruptivos em nossa cidade.” O Prefeito Elmar Schneider destaca o momento. “No Dia do Trabalhador estamos anunciando o Balcão de Qualificação onde vamos mapear a necessidade das nossas empresas e qualificar nossa gente para ter oportunidade de trabalho aqui na nossa Estrela”, resumiu. E utilizou de um exemplo genérico para comentar o projeto. “Temos que oferecer o que a sociedade quer comprar. Na praia você sempre vai vender mais facilmente sorvete do que guarda-chuva. Temos que identificar o que a nossa gente quer.” Mais informações no setor de Trabalho da Sedis, na Rua 13 de Maio, nº 398, e pelo telefone 3981-1105.
Agilidade e parcerias
Vanessa Horn foi uma das primeiras beneficiadas. A jovem de 33 anos, moradora do Bairro Centro, conseguiu o emprego que desejava cinco dias depois que buscou o atendimento no Balcão de Negócios. “Minha experiência com o Balcão de Qualificação foi sensacional, onde pouco depois de acioná-lo, imagine, consegui novamente ingressar no mercado de trabalho. E isso no primeiro dia de bandeira preta, quando tudo direcionava ao pior. Só tenho a agradecer, estou muito contente e acredito que muitos aqui em Estrela vão se beneficiar desta nova ferramenta”, ressalta a agora secretária de escola
Vantagens
Marciano Bruch, diretor acadêmico da faculdade, uma das instituições parceiras dispostas a oferecer a qualificação através de cursos, confirma. “Buscar ou estar qualificado é estar um passo à frente de outros ou com uma vantagem, e isso é fundamental num mundo competitivo como o que vivemos. Com essas parcerias se une o útil ao agradável, e damos uma vantagem para quem busca um emprego ou melhor posição dentro da sua atual organização”, destaca.
Demandas
Gabriele Huppes, coordenadora de desenvolvimento humano da empresa Zanella Distribuidora, já se utilizou do banco de dados do Balcão de Negócios para receber diversos currículos, e avalia. “Vai ser uma parceria valiosa para a nossa empresa e acredito que para outras. Será uma forma direta e mais eficiente de disponibilizarmos nossas oportunidades e também suprir nossas necessidades de forma efetiva.”