Cinco escolas da rede municipal de Encantado iniciaram a distribuição de 434 tablets aos alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Administração Municipal.
Na segunda-feira, dia 15, o prefeito em exercício Jonas Calvi, a secretária de Educação, Fabiana Dahm, e o supervisor pedagógico Everton Daroit Valandro, realizaram a entrega simbólica dos primeiros tablets a estudantes das EMEFs Porto Quinze, Mundo Encantado, Centro Municipal, Batista Castoldi e Erico Veríssimo.
Ao longo da semana, as diretoras dos educandários deram sequência à distribuição do material às demais crianças. A entrega segue os protocolos de saúde e é feita mediante agendamento. Os pais também assinam um termo de responsabilidade pelo uso do patrimônio público. O tablet fica de posse do aluno durante sua trajetória na escola.
Conforme Jonas Calvi, ao facilitar o acesso às aulas on-line, sobretudo, nesse momento de pandemia, o governo avança no seu projeto de tornar Encantado a Cidade do Saber. “É um marco importante para o nosso município. Temos o compromisso de oferecer as condições, tanto para o nosso excelente quadro de professores, equipando nossas escolas, como para os alunos, contribuindo para que eles possam ter mais facilidades para assistir às aulas de suas casas”, comenta.
A secretária de Educação, Fabiana Dahm, considera o tablet uma ferramenta tecnológica indispensável na atualidade. “O aprendizado será melhor. O estudante terá acesso a todos os conteúdos que o professor disponibilizar na plataforma Classroom. Nossas salas também já estão equipadas com o projetor de imagem data show”, salienta.
“Mais qualidade”, dizem diretoras
As diretoras das cinco EMEFs concordam que o uso do equipamento digital vai qualificar o ensino remoto. “Tenho certeza que nossas crianças têm um ganho muito grande com o tablet na mão, facilitando ainda mais o ensino e o aprendizado”, afirma Márcia Daldon, da Porto Quinze. “Enriquece o trabalho, fortalece essa possibilidade de ensino remoto de qualidade”, acrescenta Kaíse Radaelli, da Mundo Encantado. “A tecnologia tem que estar inserida na sala de aula. O mundo hoje é tecnológico. Temos a oportunidade de preparar as crianças para o futuro tecnológico”, destaca Fernanda Bampi, da Batista Castoldi. “A maioria dos alunos tem o entendimento que a internet é só rede social. Agora, também vão perceber que há o momento da pesquisa, para agregar conhecimento”, acredita Josi Silva, da Erico Veríssimo. “O tablet é um instrumento importante, que vai ajudar muito nossos alunos a terem acesso às aulas durante o período de pandemia”, projeta Gabriela Baggio, da Escola Centro Municipal.
Novos equipamentos
Nos próximos dias, a Administração Municipal vai abrir processo de licitação para a compra de novos tablets para serem distribuídos aos estudantes do primeiro ao quarto ano. Também serão adquiridos quadros brancos para a projeção de imagens das aulas.
Escola Quantidade de tablets
Érico Veríssimo 107
Centro Municipal 112
Batista Castoldi 48
Porto Quinze 17
Mundo Encantado 150