domingo, 9 de novembro de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Agronegócio

Famurs cobra recursos da estiagem 2019 para os municípios gaúchos

26 de novembro de 2020
em Agronegócio, Economia, RS
0 0
0
Famurs cobra recursos da estiagem 2019 para os municípios gaúchos
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Famurs, Fetag, Farsul, Fecoagro e Emater realizaram na tarde desta segunda-feira (23/11) uma reunião com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Além de apresentar reinvindicações para minimizar os efeitos da estiagem no RS, o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, aproveitou a ocasião para cobrar os R$ 29,1 milhões de emenda de bancada que seriam destinados para o programa de combate a estiagem 2019/2020, mas foram cancelados pelo Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) n° 30.

A Famurs alertou a preocupação do recurso chegar aos municípios gaúchos quando foi anunciado que os valores seriam repassados através da Funasa. “A Famurs alertou desde o início que não seria possível pelos problemas que a Fundação possui e o histórico de atrasos. Vamos sofrer outra seca sem receber a verba da estiagem que iniciou ainda em 2019”, relembrou o presidente Maneco.

Conforme levantamento realizado pela Famurs, a Funasa buscou articular junto ao exército a execução das obras, que levariam cinco anos para serem executadas, devido outras prioridades e deslocamentos de equipe e máquinas vindas do nordeste do Brasil. Devido a inviabilidade, a Funasa devolveu o recurso e o montante foi cancelado pelo PLN nº 30.

Segundo a Defesa Civil, até esta segunda-feira, 63 municípios já decretaram situação de emergência no RS. O primeiro decreto foi realizado no dia 27 de outubro. Ao todo, 67 municípios já registraram informações no sistema da Defesa Civil.

 

Reivindicações

Preocupados com um novo agravamento da seca no estado, devido a incidência do fenômeno La Niña até o fim do verão, entidades representativas do setor agropecuário apresentaram uma série de pedidos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A medida teve o objetivo de solicitar, com caráter de urgência, a implementação por parte do poder público de ações que possam mitigar os efeitos da seca nas atividades econômicas e cadeias produtivas gaúcha, que se recupera ainda da estiagem iniciada no fim de 2019.

Ao todo, foram quatro propostas de ação ao governo federal. A primeira é pela agilidade na emissão do Relatório de Comprovação de Perdas (RCP), para permitir, em épocas preferenciais, a implantação de milho ou soja em áreas atingidas pela seca e que são financiadas com amparo do Proagro, Proagro Mais ou Seguro Rural. O segundo pedido é para que o governo federal crie uma linha de crédito emergencial para o replantio do milho. A terceira demanda é de aumento da oferta de milho, destinando ao menos 100 mil toneladas para ser comercializado via Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Conab. A última reivindicação é pelo aumento do limite de consumo de 60 quilos para 120 quilos ao mês por bovino de leite no ProVB.

Após manifestação de todas as entidades presentes, a ministra Tereza Cristina informou que irá analisar as propostas junto com o governo. Uma nova rodada de conversa ficou agendada para a próxima semana para dar encaminhamento as solicitações.

Estiveram presentes também na reunião o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; deputados federais e estaduais; e representantes da Fetraf.

Suporte aos municípios
A fim de auxiliar os municípios, a Defesa Civil criou um hotsite sobre a estiagem, com informações necessárias para suporte e detalhamentos sobre assuntos correlatos à estiagem. O site pode ser acessado através do link https://www.defesacivil.rs.gov.br/estiagem

 

Foto: Assessoria do deputado Heitor Schuch
FONTE: FAMURS

Tags: municipalismo
CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}