Lajeado ficou na primeira posição em todo país no indicador ENEM (nota média entre todas as cinco provas no ENEM), que integra o pilar Qualidade da Educação dentro do estudo, sendo que o município também figura na terceira colocação em todo país no indicador Taxa de Atendimento – Educação Infantil, que integra o pilar Acesso à Educação no estudo. Outro destaque que colocou Lajeado na quarta melhor posição do país foi o indicador Acessos de Banda Larga, que compõe o pilar Telecomunicações.
Dentro do RS, considerando os dois pilares Qualidade da Educação e Acesso à Educação, Lajeado ficou em primeiro lugar, sendo que no país, respectivamente, figura na 22ª e 14ª posição, respectivamente. No ranking geral, Lajeado ficou na 37ª posição no universo dos 405 municípios avaliados, na 8ª posição dentro de toda região Sul do país, sendo que no RS ficou atrás apenas da capital Porto Alegre, colocada em primeiro dentro do Estado.
Nas três dimensões avaliadas, Instituições, Sociedade e Economia, no universo dos 405 municípios, Lajeado ficou respectivamente colocada na 40ª, 58ª e 57ª posição. Os pilares temáticos que compõe o estudo são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e meio ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Saiba mais
Em sua concepção atual, o ranking possibilita identificar, dentro de cada uma de suas 3 dimensões e 12 pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em cada um dos 55 indicadores contemplados. Para acessar o conteúdo completo do Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse https://conteudo.clp.org.br/
Texto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado