A frota que passará a realizar o transporte público será composta por 34 ônibus, todos com uma nova identidade visual. Destes, 9 ônibus serão novos. Além disso, todos os veículos têm acessibilidade, conforme o ano de fabricação, sendo que 24 têm elevador (maior que a exigência mínima que era de 30% da frota) e 14 ônibus possuem ar-condicionado (sendo que a exigência mínima era de 15% da frota). Na medida em que os veículos vão sendo trocados, durante a vigência do contrato, devem ser substituídos por veículos com acessibilidade e com ar-condicionado.
A empresa operará nas mesmas linhas e horários que eram realizados anteriormente pelas empresas Ereno Dörr e Fabio Scherer. A principal mudança é uma nova linha especial circular que ligará a UPA ao Centro, que não existia até agora. Em razão da pandemia do novo coronavírus, neste primeiro momento, a oferta de ônibus seguirá os horários de abril, que são reduzidos, assim como deve seguir o decreto municipal que exige ocupação no interior do veículo de no máximo 60% da ocupação permitida. Sendo assim, a empresa estará operando com horários provisórios até que um novo decreto municipal seja publicado, ampliando os itinerários.
Nos próximos meses, também será implementada a tecnologia de bilhetagem eletrônica, com validadores nos veículos e demais equipamentos de apoio, visando permitir o pagamento da tarifa e o controle de acesso do passageiro por meio de cartão inteligente dos usuários. Ou seja, a empresa iniciará seus serviços com os vales impressos, mas diferentes das passagens que são utilizadas hoje (confira mais abaixo).
Ao longo do primeiro ano, a administração fará pesquisas nestes itinerários para qualificação e ajustes de rotas e horários.
Saiba mais
A empresa Expresso Azul S/A terá a concessão do serviço de transporte coletivo de Lajeado pelo período de dez anos, podendo ter o contrato renovado por mais 10 anos.
Até hoje, nunca tinha havido licitação para o transporte coletivo em Lajeado. O transporte público vinha sendo operado por meio de contratos emergenciais. As tentativas anteriores de processo licitatório não foram concluídas: um edital lançado de 2007 e outro em 2013 foram questionados na Justiça e acabaram anulados.
Contatos da Expresso Azul
Atendimento ao Passageiro
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h as 11h30 e das 13h30 às 17h. No sábado, o atendimento ocorre das 8h às 11h30.
Escritório: Rua João Abbot, nº 1213, loja 06.
Cadastro (vale-transporte e cartão para bilhetagem eletrônica)
- E-mail: valetransportes@tiolajeado.
com.br - Celular: (51) 99976-0548
Tráfego (horários e itinerários)
- E-mail: trafegourbano@tiolajeado.com.
br - Telefone: (51) 3710-1011
Informações sobre vales-transporte
Os vales-transportes adquiridos das antigas operadoras poderão ser utilizados até o dia 31 de julho. A partir de segunda-feira, empresas interessadas em adquirir vales deverão comprar os da Expresso Azul. Não há possibilidade de trocar os vales antigos pelos novos, bem como trocar por dinheiro. A partir de agosto, os antigos vales não serão mais aceitos.
Empresas interessadas em adquirir os vales da Expresso Azul podem se cadastrar e realizar o processo de pedidos por meio do e-mail valetransportes@tiolajeado.
Pessoas com mais de 65 anos
Pessoas com mais de 65 anos são isentas. Porém, deverão se cadastrar na nova empresa para terem direito ao cartão de bilhetagem eletrônica. O cartão dará direito a usufruir do transporte. Enquanto o cartão não é disponibilizado, as pessoas poderão usar o RG por 90 dias para se identificarem ao motorista.
Pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência deverão fazer um cadastro prévio na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social para depois solicitarem o cartão de bilhetagem eletrônica. Enquanto isso, as pessoas poderão usar a carteirinha de deficiente emitida pelo Departamento de Trânsito Municipal, desde que sejam válidas.
Documentos para fazer cartão de bilhetagem
IDOSOS
– Documento de identidade
– CPF
– Comprovante de residência
ESTUDANTE
– Documento de identidade
– CPF
– Comprovante de residência.
OBS: Caso o aluno for menor de 10 anos, deverá estar acompanhado de algum responsável.
PASSAGEIRO COMUM
– Documento de identidade
– CPF
– Comprovante de residência.
OBS: A primeira carga é de no mínimo 10 passagens.
Clique aqui para conferir os itinerários e horários que entrarão em operação na segunda-feira.
Foto Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado