Confira abaixo os projetos e como participar.
– Projeto “Plante essa Ideia”
Despertar o cuidado com o meio ambiente é o grande propósito da atividade “Plante essa ideia”. Durante a Semana, o Jardim Botânico de Lajeado estará disponibilizando gratuitamente mudas de plantas para serem plantadas nas calçadas da cidade. Conforme a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, a ideia é que a comunidade faça parte de uma ação relacionada ao meio ambiente.
– Além de ser simbólico, plantar árvores é uma ação efetiva para melhora ambiental da cidade – ela conta.
Diversas espécies estarão disponíveis para o plantio, e as pessoas serão orientadas sobre qual a melhor espécie de acordo com as características da sua calçada. Em caso de dúvida, a pessoa deve levar fotos do local para pedir orientações.
Estarão disponíveis para plantio quaresmeira, ipê-branco, ipê-amarelo, guajuvira, sete-capotes, escova-de-garrafa, grumixama, guabiroba, jacarandá, tarumã, uvaia, guajuvira, caroba, chal-chal, goiaba-serrana, manacá-da-serra, manacá-de-jardim, dedaleiro, cancorosa, sibipiruna, murta-de-cheiro, caferana e jabuticaba amarela. Juntamente com a entrega das mudas será solicitado que cada morador registre seu plantio para que, posteriormente, seja confeccionado um livro digital com fotografias das mudas plantadas na cidade.
Como participar:
– Os interessados em plantar mudas devem ir no Jardim Botânico de Lajeado munidos de comprovante de residência e RG.
– Para retirada não será necessário marcar horário, porém será atendida uma pessoa por vez respeitando todas as regras de prevenção da Covid-19.
– Horário de atendimento: de segunda à quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h e sexta-feira das 8h às 11h.
– Projeto da Sacola de Pano
Projeto já existente da Sema, a Sacola de Pano será relançada com novo design. Com a mensagem “O mundo de amanhã depende das atitudes de agora”, o intuito do projeto é diminuir o consumo de sacolas plásticas. O novo design tem como objetivo tornar a sacola de pano ainda mais bonita e atrativa.
Especialmente na semana do meio ambiente, os servidores da Sema estarão disponibilizando as novas sacolas de pano na troca de 1 quilo de alimento não perecível em supermercados da cidade (confira abaixo). Posteriormente, os alimentos serão destinados à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) para doação a famílias em situação de vulnerabilidade.
As sacolas plásticas são um grande problema para o meio ambiente, e reduzir o seu consumo significa reduzir a poluição ambiental e preservar os recursos não-renováveis com os quais as sacolas são produzidas.
– Como participar:
Os dias e locais para a retirada da sacola de pano são:
– Terça-feira, dia 02 – tarde: Imec do Centro
– Sexta-feira, dia 05 – manhã: Supermercados Conventos
– Sexta-feira, dia 05 – tarde: Supermercado STR
– Sábado, dia 06 – manhã: Maxxi Atacado
– Sábado, dia 06 – tarde: RedeSuper Atacado
– Projeto de incentivo aos Produtores Orgânicos
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, a Sema divulgará os dados e serviços dos produtores de alimentos orgânicos que se cadastraram no formulário disponibilizado no início do mês de maio. A ideia desta ação é facilitar a comunicação entre os produtores e consumidores e incentivar a economia local.
– Como participar:
– Os dados serão divulgados por meio do Facebook da Secretaria do Meio Ambiente e no site da Prefeitura de Lajeado, na página da Educação Ambiental.
– Se você é produtor e ainda não realizou o cadastro, acesse aqui: https://forms.gle/
– Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones (51) 3982-1107 e (51) 3982-1099.
Assessoria de Imprensa de Lajeado