sexta-feira, 23 de maio de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Geral

Centros de Referência de Assistência Social de Lajeado divulgam materiais online alusivos ao Maio Laranja

20 de maio de 2020
em Geral, Geral, Lajeado, Os Vales em Notícia, Saúde e Beleza, Solidariedade
0
Centros de Referência de Assistência Social de Lajeado divulgam materiais online alusivos ao Maio Laranja
0
COMPARTILHAMENTOS
5
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania e CRAS Espaço de Todos Nós, órgãos vinculados à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), prepararam uma série de conteúdos sobre o tema, que começaram a ser divulgados na segunda-feira, 18/05. Até o final deste mês, denominado de Maio Laranja, os materiais preventivos serão publicados por meio da página única do Facebook do CRAS (clique aqui: http://twixar.me/4W3m )

“Neste período de pandemia, no qual as ações coletivas estão suspensas, pensamos em alternativas com o intuito de expandirmos nossas ações de conscientização e também para que a população se mantenha em alerta sobre o assunto, inclusive neste momento de isolamento. Por isso, utilizaremos nossa página do Facebook como um canal de prevenção e proteção onde estão sendo divulgados nossos materiais, que foram produzidos por nossos profissionais”, explicou a coordenadora do CRAS Espaço da Cidadania, Fátima Luciane Machado.

A publicação mais recente é desta terça-feira, 19/05. Em formato de vídeo os personagens da cartilha de prevenção à violência sexual, Pipo e Fifi, foram interpretados pela psicóloga Daniane D’Agostino e pela assistente social, Márcia Duarte, do CRAS. As profissionais transmitiram mensagens às crianças e aos adolescentes sobre os cuidados que precisam assumir em tempos de pandemia e também sobre a proteção ao abuso sexual. No final do vídeo, a autora da cartilha, Caroline Arcari, fez uma participação especial.

Para a psicóloga Daniane D’Agostino, que interpretou a Fifi, conta que a informação correta é fundamental para o combate à violência sexual infantil. “Os conteúdos que estão sendo elaborados pretendem atingir diferentes públicos, desde as crianças com uma linguagem mais lúdica até o público adulto, estes que cumprem um papel fundamental na identificação dos casos de violência, no acolhimento e encaminhamento das vítimas”, contou Daniane.

Até o final de maio serão publicados vídeos, conteúdos informativos, dicas de leitura, canais de denúncia, divulgação dos serviços de atendimento, entre outros dispositivos de prevenção à violência.

Saiba mais

No Brasil, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, que foi instituída pela Lei Federal 9.970/00,  foi escolhida em razão de um crime bárbaro que ficou conhecido como o “Caso Araceli”, nome de uma menina de  oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.

Anterior a essa data, já havia sido criado um conjunto de normas que visam proteger a integridade da criança e do adolescente no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa neste ano seus 30 anos de criação. Além disso, também existe um Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No Município de Lajeado, o CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com escolas, desenvolvem ações de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, usando como instrumento principal a cartilha Pipo e Fifi, que orienta as crianças a se protegerem da violência sexual. Desde 2019, a Campanha Pipo e Fifi integra uma das ações de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz.

Relembre algumas das ações de prevenção

Em junho de 2019, a autora deste livro, Caroline Arcari, esteve em Lajeado para ministrar o curso de Metodologias e Prevenção de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção, voltado para representantes de escolas da rede pública, municipal e privada de Lajeado.

Em julho do mesmo ano, representantes de todas as escolas municipais de Lajeado receberam as cartilhas Pipo e Fifi com o objetivo de se tornarem multiplicadores desse conteúdo e agentes na prevenção ao abuso sexual.

Já em agosto, cerca de 4 mil crianças de 3 a 9 anos das Escolas de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), estaduais e privadas, e também profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Lajeado, assistiram à peça “Pipo e Fifi”, encenada pela Companhia Truks Teatro de Bonecos, no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Para que contribuam e evitam esta violação, idosos atendidos na rede socioassistencial do município também já prestigiaram o teatro do Pipo e da Fifi, encenado por servidoras do município.

Em janeiro deste ano, as cartilhas do Pipo e da Fifi também foram distribuídas à Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), para que dessem continuidade às ações de prevenção à violência sexual na entidade.

Assessoria de Imprensa de Lajeado

Tags: social
CompartilharTweet
Próxima notícia
Condomínio Avícola Encantado recebe primeiros lotes

Condomínio Avícola Encantado recebe primeiros lotes

Volta às aulas presenciais no RS depende de definição de protocolos de segurança

Volta às aulas presenciais no RS depende de definição de protocolos de segurança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}