O escritório da Emater/RS-Ascar de Bom Retiro do Sul, em decorrência da estiagem que assola o Rio Grande do Sul, lançou dicas para que a população contribua para o uso racional da água. Muitas famílias rurais, em suas propriedades, estão sofrendo com os prejuízos nas lavouras e, ao ver os animais agonizando com a falta de água, diante disso, torna-se necessária a abertura de poços e abastecimento de água com caminhão pipa.
Na cidade, a recomendação é para que as famílias promovam atitudes que contribuam para a economia. Entre as dicas, estão:
– Tomar banhos rápidos,
– Ao lavar as mãos, primeiro ensaboar, fechar a torneira e depois enxaguar,
– Em carros, fazer a limpeza e higienização só por dentro. Por fora, lavar só depois de uma abençoada chuva,
– Na cozinha, lavar a louça em uma bacia dentro da pia e reutilizar a água. Antigamente se fazia assim e é só por um tempo,
– Ao lavar roupas, a água da máquina pode ser toda reutilizada, basta adaptar sua saída.
Com estas dicas, com cada um fazendo sua parte, a Emater busca junto à população minimizar um pouco a seca, beneficiando especialmente as famílias de agricultores, responsáveis pela produção de diversos alimentos.
No interior, a Emater relata que o momento é de muita tristeza e angústia com a situação. O momento de colaboração de todos. Em relação à pandemia de Covid-19, a Emater reforça: fiquem em suas casas!
Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias