

Em meio à pandemia do Coronavírus, Prefeitura de Estrela orienta cidadãos a buscarem atendimentos administrativos de forma online e telefônico
Com o crescimento dos casos do Coronavírus no Brasil, no RS e os pedidos para que as pessoas não saiam às ruas ou procurem locais públicos somente em caso de maior necessidade, a Prefeitura de Estrela está orientando a população para que, mais do que nunca, busque no atendimento online os diversos serviços municipais oferecidos. Medida que se tornará ainda mais necessária com a publicação do decreto nº 38 de 19 de março de 2020, que entre outras coisas determina que os trabalhadores atendam em regime de teletrabalho (home office) por um prazo inicial de 15 dias, prorrogáveis. As secretarias municipais também disponibilizaram telefones de Centrais de Atendimentos Administrativos, com funcionamento até as 17h.
Acessos a guias como do IPTU, alvarás, taxa de lixo, cadastros imobiliários e de atendimento em geral, como ouvidoria, podem ser obtidas na página principal do Governo Municipal (www.estrela.rs.gov.br). Resultados de processos seletivos, licitações e informações em gerais como comprovantes de rendimentos também estão disponíveis, apesar de estarem suspensas as licitações e prazos dos processos administrativos e sindicâncias.
Entre os serviços online estão os que são oferecidos pessoalmente no Centro de Atendimento, vinculado à Secretaria da Fazenda, que em junho completará quatro anos. No espaço localizado na Rua 13 de Maio, nº 360 (das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h), funcionam quatro setores – Arrecadação, Cadastro Imobiliário, Fiscalização (tributária e vistoria de obras e terrenos) e protocolo (pertencente à Secretaria de Administração), são atendidas em média 150 pessoas por dia. Com a emissão do decreto nº 38, esse atendimento está suspenso. Os principais pedidos, como guias de IPTU e coleta de lixo, ISS e taxas diversas podem ser obtidas em links da página principal do governo municipal. Informações sobre Cadastro Imobiliário e Fiscalização Tributária também. Mais informações sobre os serviços pelo telefone 3981-1290, pelo whats geral (8032.7267) ou ainda diretamente pelos e-mails/servidores: Arrecadação (arrecadacao1@estrela.rs.gov.
Vagas nas salas de aula
A Secretaria da Educação suspendeu, por tempo indeterminado, as inscrições presenciais para as escolas de Educação Infantil (Emeis). As mesmas só podem ser realizadas, até segunda ordem, pelo canal online, que já é disponibilizado naturalmente no site da prefeitura, no específico link <Inscrições Online Emeis> (https://estrela.
Poupa Tempo
Outro setor que já sentiu ao longo da semana os reflexos do Coronavírus é o Poupa Tempo, localizado em sala anexa ao prédio principal da Prefeitura de Estrela com entrada pela Rua 13 de Maio, nº 261. Criado em 2015, no local funcionam centrais como de Registro Geral (Carteira de Identidade), Procon (3981-1001) e da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume). Também sedia agora o Sine/FGTAS. No caso do Registro Geral, o centro que há duas semanas registrou um considerável aumento do movimento graças à agilidade do serviço eletrônico, viu o movimento ir drasticamente nas últimas horas. Com a emissão do decreto, apenas o Procon estará aberto a partir de segunda-feira em regime de plantão, pelo telefone 3981-1001.
Centrais de Atendimento
As secretarias disponibilizaram telefones para suas respectivas Centrais de Atendimento, que pretendem sanar dúvidas gerais referentes às pastas. São eles:
- Informações Gerais: (51) 3981-1000
- Informações de educação (51) 3981-1053
- Informações de pessoal (51) 3981-1031
- Informações de obras públicas (51) 3981-1077
- Informações ambientais (51) 3981-1093
- Informações fiscais e tributárias (51) 3981-1290
- Informações de esporte e lazer (51) 3981-1067
- Informações de assistência social (51) 3981-1052
- Informações de desenvolvimento econômico (51) 3981-1013
- Informações de agricultura (51) 3981-1055
- Informações de cultura e turismo (51) 3981-1122
Texto: Rodrigo Angeli
fotos: arquivo/Prefeitura de Estrela