Nos dias 13 e 14 de fevereiro o Colégio Teutônia realiza o 1º Congresso Internacional de Educação. O evento reúne mais de 500 profissionais, entre professores da rede municipal, estadual e particular, coordenadores pedagógicos, secretários de Educação, direção de escolas, estudantes e pesquisadores na área da Educação. Com o apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Associação dos Professores Municipais de Teutônia, patrocínio da Editora Moderna, o Congresso destaca o tema “Humanizar: saber com sabor”.
A programação busca oportunizar um momento de formação continuada, que congregue profissionais da educação, visando promover o diálogo sobre o fazer docente na educação contemporânea; e promover a reflexão e a partilha sobre os processos de humanização nas relações interpessoais no campo educacional. Os conferencistas e palestrantes são oriundos de diferentes segmentos do campo intelectual e educacional. Além de palestras, são ofertadas diferentes opções de cartografias.
Formação continuada
O presidente da Associação dos Professores Municipais de Teutônia, Diego Bagestan, frisou que o evento foi pensado e elaborado pelo coletivo. “A sociedade e a educação estão em contínuo movimento, e a capacitação é fundamental, desencadeando entre os professores e nas escolas ações de suas competências e responsabilidades”.
Formação de cidadãos
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, valorizou o compartilhamento de conhecimento. “Esse é mais um grande exemplo do Colégio Teutônia em boas práticas na formação de cidadãos, investimento no ser humano, construindo personalidades dentro do ambiente educacional.”
Vivência e convivência
O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, classificou o Congresso como “momento de fomentar o que fazemos na vida de docentes”. Se disse entusiasmado com a oportunidade de vivência e convivência. “É uma ocasião para entendermos nosso propósito como educadores, na condição de fazer a diferença na vida das pessoas.”
A coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer, avaliou como muito positiva a primeira edição do Congresso. “Buscamos conhecimento, diálogo, troca de ideias e experiências. Juntos, queremos nos aproximar de colegas e compreender como pensam e como sentem o seu papel, unindo a teoria à prática”, enalteceu, valorizando a participação de profissionais de diferentes redes de ensino.
Neurociência
Uma das palestras, na noite de quinta-feira, tratou do tema “Educação humanista e a dimensão psicoemocional do docente – Contribuições da Neurociência”, com a professora Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho. Entre conceitos ligados à Neurociência, a palestrante frisou que “professores trabalham com pessoas, e são as pessoas que mudam o mundo. Devemos nos perguntar de que forma podemos contribuir para desenvolvermos pessoas felizes.”
Fernanda apresentou estudos que apontam que a cultura e as relações humanas mexem com os circuitos emocionais. “A Educação mexe com a construção do ‘eu’. Uma condução saudável da construção do ‘eu’ gera bem-estar, que tem origem nas experiências da vida”, explicou.
A professora também questionou padrões normativos sociais, os quais classificou como muito perigosos. “Temos que oportunizar que os estudantes desenvolvam seus traços de personalidade. O conhecimento contribui para formar cidadãos críticos, mas as pessoas processam estímulos de maneiras e em tempos distintos”, salientou, concluindo que todos estamos impactando o outro e sendo impactados pelo próximo, continuamente.
Texto: Leandro Augusto Hamester
Fotos: Leandro Augusto Hamester e Lediane Oliveira (2)