segunda-feira, 20 de julho de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Lajeado

UTI do HBB zera casos de infecção após projeto de Segurança do Paciente

16 de setembro de 2019
em Lajeado, Os Vales em Notícia, Saúde e Beleza
0 0
0
UTI do HBB zera casos de infecção após projeto de Segurança do Paciente
0
COMPARTILHAMENTOS
9
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
UTI consegue feito histórico ao zerar infecções; na foto, parte dos profissionais que atuam no setor

Resultado foi obtido pela primeira vez na unidade e comprova comprometimento da equipe com projeto do Ministério da Saúde

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, alcançou em agosto um feito inédito: zerou os casos de infecções entre pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O resultado é decorrente de um programa implantado no primeiro semestre de 2018, denominado “Projeto Colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” e desenvolvido através do Programa Proadi, do Ministério da Saúde).

Com uma série de medidas – que vão desde o cuidado com o paciente, treinamento, higienização e orientação para visitantes – o setor reduziu de 19% os números de casos mensais para uma média de 3% ao mês. Em agosto, nenhuma nova infecção foi registrada.

Os índices referem-se a três tipos de casos: infecção primária da corrente sanguínea; infecção urinária relacionada à sonda vesical de demora; e pneumonia associada à ventilação mecânica. “São tipos comuns de infecção, e seus índices variam muito de hospital para hospital. Há alguns perto de zero, enquanto outros com 30%”, explica o médico infectologista Guilherme de Campos Domingues. “Termos alcançado este índice nos coloca como uma das UTIs do país com excelência no cuidado com o paciente. Todos estão envolvidos integralmente. É um trabalho fantástico do hospital. Um projeto que conseguiu conscientizar toda a equipe, e que se estende à administração, às gerências. Criou-se uma consciência coletiva na necessidade de acabar com as infecções. Nunca tínhamos visto algo assim.”

O projeto tem foco na redução de 50% dos casos em três anos – e o HBB já conseguiu ultrapassar a meta em dois dos três tipos de infecções alvo do projeto. Em infecções de sangue (cateter) os índices já se aproximam do objetivo.

Expansão dos cuidados

Médico coordenador da UTI Adulto do HBB, o médico Fábio Cardoso também comemora os resultados junto com a equipe. Ele garante que sempre foram tomados cuidados, mas que o serviço tornou-se muito mais metódico a partir da implantação do projeto. Com os resultados expressivos, a ideia agora é expandir algumas das ações para outros setores, como bloco cirúrgico. “Já estávamos registrando redução nos últimos meses, mas zerar é uma grande conquista. O desafio agora é manter”, analisa.

Entre as principais ações executadas estão desde a conscientização da equipe até lavagem de mãos, cuidados com a utilização de sondas, reforço no uso de toucas, máscaras, luvas e outros. “Infecções sempre existiram. É o mal do século nos hospitais. Os germes aparecem em velocidade maior do que os antibióticos são atualizados, por isso é fundamental lutar para que todos os processos sejam feitos de forma adequada.”

Atualmente, cerca de 80 profissionais atuam na UTI Adulto do HBB. Durante o projeto, as equipes atualizaram treinamentos, modernizaram processos e equipamentos e intensificaram processos, muitos deles tendo sido revistos. Além disso o relacionamento com os pacientes e familiares foi alterado.

A participação dos familiares dos pacientes, aliás, é fundamental neste processo de redução. Com as mudanças em relação a visitas foi necessário criar uma conscientização geral para a permanência de pessoas dentro do setor. Hoje o acompanhamento de familiares a seus entes internados – que tem, entre seus objetivos, deixar a internação menos traumática – apresenta bons resultados. Os familiares recebem um pequeno “treinamento” para poder acompanhar os pacientes sem comprometer o tratamento. Os horários de acompanhamento foram ampliados e as orientações recebidas são gerais, já que até mesmo a simples higienização das mãos tem papel importante na redução do número de contaminações.

 

 

Agenda 7 Assessoria de Imprensa
Hospital Bruno Born

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
imunify-bot-check

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}