sábado, 24 de outubro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Cruzeiro do Sul

Formação Continuada aborda ideia de Mentoring

12 de agosto de 2019
em Cruzeiro do Sul, Educação, Os Vales em Notícia
0 0
0
Formação Continuada aborda ideia de Mentoring
0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Em 2019 está sendo proposta uma formação continuada nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Jacob Sehn e 25 de Julho. De acordo com a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece) a referida formação é uma sequência da que ocorreu em 2018. No entanto, a atual, segue um modelo diferente, chamado de Mentoring.

A ideia do Mentoring é a realização da formação em contexto de trabalho do professor, a construção de uma relação colaborativa entre duas pessoas, o formador e formando. Essa relação só é possível quando há uma parceria estabelecida entre ambos, associada à cumplicidade, ao aconselhamento, ao acompanhamento. É uma construção de respeito e confiança entre dois professores, que compartilham saberes e aprendem um com o outro.

Sob essa perspectiva, a professora formadora, Geovana Kliemann vem desenvolvendo o processo de mentoria com duas professoras dos Anos Iniciais, uma delas atua com alunos do Pré da Escola Jacob Sehn e outra com o 5º ano da Escola 25 de Julho. Durante os encontros da formadora com cada uma das professoras, são realizados planejamentos voltados as ciências, incluindo fenômenos físicos e químicos. Os planejamentos são construídos de forma interativa e dinâmica, priorizando o diálogo e a colaboração, esperando juntas encontrar meios para contribuir e facilitar os processos de ensino e aprendizagem nesta área.

Os temas explorados com os alunos emergem da necessidade de cada contexto, tendo como base atividades experimentais investigativas. A formadora também acompanha as aulas em que são desenvolvidas as atividades previamente planejadas, buscando auxiliar a professora no que for necessário. Além disso, é feito um feedback dos encontros, como forma de auto avaliar as ações realizadas e tentar melhorá-las gradativamente.

Esse modelo de formação demanda de cada professora participante: tempo, dedicação e flexibilidade, além de um ambiente de transparência em que são compartilhadas possibilidades e limitações em contexto de trabalho.

Conforme coordenação pedagógica da Smece, para que esse tipo de formação se efetive, o professor precisa estar aberto ao novo, se despir de medos e preconceitos em prol da qualidade da educação, pois de modo geral o planejamento das aulas é tarefa encarada isoladamente, poucas vezes há oportunidades para discutir em conjunto, tão pouco há auxílio para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Nessa perspectiva, o Mentoring possibilita o compartilhamento de ideias, dúvidas, materiais e ações, importante para fortalecer saberes e metodologias docente, permitindo o desenvolvimento profissional.

A pesquisadora acredita que o Mentoring é um bom caminho para formação, por considerar que aprender a ser professor não é um processo simples e nem breve. Complementa que é no decorrer da docência que o profissional vai aprimorando o seu fazer e acrescentando a ele sua maneira de ser professor. Assim, ao interagir, vivenciar e compartilhar ideias e práticas com outro professor, todos os envolvidos na mentoria tendem a enxergar outras possibilidades e a se modificar, construindo aos poucos, identidades profissionais mais amplas e flexíveis.

Ademais, a formadora ressalta o comprometimento, dedicação e preocupação das professoras participantes com a qualidade do ensino, bem como o acolhimento caloroso destas e dos demais professores e equipe diretiva das escolas envolvidas. Ela finaliza agradecendo a Secretaria da Educação, por abarcar essa proposta.

Fotos Divulgação
Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul

 

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}