terça-feira, 29 de setembro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Lajeado

Palestra emociona e motiva familiares da Apae

8 de abril de 2019
em Lajeado, Os Vales em Notícia, Solidariedade
0 0
0
Palestra emociona e motiva familiares da Apae
0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Reunião de Pais deste ano contou com a palestra de Márcio Dal Cin

O empresário Márcio Dal Cin contou aos pais e professores a trajetória de vida e toda a reinvenção que teve após um acidente de carro que o deixou tetraplégico (Crédito: Renata Leal)

Na manhã de sábado (06) os pais e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram da Palestra “Tudo mudou e agora?” com o empresário Márcio Dal Cin, que contou a trajetória de vida e o que enfrentou aos 33 anos após um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Hoje é empresário, palestrante e deixa uma grande lição de vida por onde passa.

Para o empresário Márcio Dal Cin (42) é sempre uma alegria poder contar um pouco da história. Segundo ele, ser diferente não significa que não pode fazer outras coisas. “A Apae mostra para essas pessoas que é possível viver de uma forma feliz, independente da limitação física, motora ou intelectual. Alguns pais me disseram que se viram em mim na história de luta, superação, inclusão e aprendizado”.

Dal Cin afirma que a partir do momento em que enxergam nele uma pessoa com dificuldade, mas que busca viver a vida de uma forma legal e que mesmo com uma limitação trabalha e tem vida social, buscam ver como exemplo a trajetória.  “Uma mãe da Apae me disse que não tem problemas, mas que precisa mesmo mudar a forma como encara as coisas. Quero através do meu exemplo levar essa mensagem e ensinar que passado é passado e do futuro a gente não sabe o que vai ser, então é viver o aqui e o agora”, conta o empresário e destaca que é preciso levar a vida de uma forma alegre e bacana e perceber o quanto vale a pena.

De acordo com a diretora da Apae, Ana Paula Müller, a experiência de ouvir um depoimento de vida, principalmente em que a pessoa não nega em nenhum momento as frustrações e dificuldades que passou, mas como conseguiu se reinventar dentro da condição que está hoje, pode fazer um contraponto com a vida das famílias, que passam por dificuldades e muitas vezes se questionam o porquê aconteceu com elas e com seus filhos. “É importante que essas famílias saibam dar um passo à frente, enfrentem a dificuldade, busquem ajuda e se superem todos os dias. Tenho certeza que as famílias saem renovadas e motivadas de uma maneira muito diferente do que chegaram”.

Conforme a diretora, o objetivo da Apae é sempre acreditar nas pessoas que entram na instituição. “Temos obrigação e compromisso de acreditar naqueles que entram, seja para qualquer tipo de tratamento ou escolarização. Queremos que as famílias tenham esse olhar de acreditar no quanto seus filhos são capazes”.

Para a aposentada, Tânia dos Santos (70), mãe da usuária do Grupo de Convivência da Apae, Cíntia de 34 anos, a palestra foi maravilhosa e com certeza sairá do encontro buscando ser uma pessoa ainda melhor. Tânia cuidou da filha com síndrome de down durante toda a vida e na manhã de sábado passou pela experiência de ser cadeirante e não conseguir movimentar as mãos e pernas. “Não é nada bom, mas se fosse preciso, sei que enfrentaria. Agradeço a Apae por tudo sempre. Minha filha está na instituição desde que tinha três semanas de vida”.


Para ele tudo também mudou

Há um mês na Apae, o orientador social Diego Prietto se emocionou com o relato de Dal Cin. Na época do acidente de trabalho que o empresário enfrentou, quem deveria ser o motorista do carro, era o pai de Diego. “Um dia antes do acidente, meu pai tinha comentado que ele iria ter que fazer essa viagem para Tubarão como motorista e no outro dia estava no trabalho e escutei sobre o acidente no rádio. Liguei para meu pai algumas vezes e ele não atendeu. Fiquei com muito medo. Quando ele retornou, disse que outro rapaz teria o substituído e hoje pude conhecer a história de Márcio”.

Prietto sempre quis conhecer o homem que substituiu o pai. “Não sei se meu pai teria sobrevivido por tudo o que Márcio passou. Tiro meu chapéu para ele. Teve muita força de vontade. Lembro da emoção que senti ao escutar a voz do pai na época e hoje conhecer o cara que substituiu ele me emociona ainda mais. Muito bom ver que se recuperou e tudo o que evoluiu como ser humano e profissional. O parabenizo muito. Ele e merece tudo de bom na vida”.

 

 

Assessoria de Imprensa da APAE Lajeado

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}