

Conforme a farmacêutica e fiscal da Vigilância Sanitária Jesuane Salami, as crianças possuem um sistema imunológico imaturo e estão expostas a perigos constantes, como intoxicação por medicamentos, doenças, intoxicações alimentares e contaminação por eventuais problemas na preparação do alimento. “Todos vocês já conhecem as legislações, mas esperamos que consigam repassar essas informações para os demais funcionários das escolas para entender a importância destes cuidados para o bem-estar das crianças”, disse Jesuane.
Durante a capacitação, os fiscais também abordaram assuntos relacionados às condições sanitárias referentes à Portaria 78/2009 e 031/2019, orientando os representantes sobre as boas práticas de higiene para prevenir os riscos à saúde das crianças. Entre algumas orientações estão: higienização de instalações, de manipuladores de alimentos, equipamentos, móveis e realização de controle de pragas. As escolas também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a legislação sanitária.
Para preparar estabelecimentos para o cumprimento da legislação, em 2018 a Vigilância realizou cinco seminários de segurança em alimentos voltados a outros estabelecimentos. “Além de realizar as inspeções, é dever nosso realizar ações educativas e preventivas para todos os estabelecimentos”, ressalta Jesuane.
Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado – RS

