Para esse ano, a orientação do Posto de Recrutamento Militar (3º PRM), com sede em Porto Alegre, é de que os jovens façam o Alistamento diretamente na internet, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/, onde serão direcionados, num primeiro momento, para fazerem o cadastro no Portal Brasil Cidadão, e posteriormente o alistamento em si, onde deverão informar dados pessoais, inclusive endereço residencial, sendo obrigatório informar número de telefone celular e conta de e-mail.
O Secretário da Junta, Evandro Luis Lenhart, explica que os jovens devem acessar o site através de um computador, pois há relatos de dificuldades quando o site é acessado pelo telefone celular. Quem encontrar dificuldades, pode procurar a Junta Militar (Prefeitura) para buscar orientações e esclarecer dúvidas.
Após o ato de Juramento à Bandeira Nacional, no segundo semestre, os jovens receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento de extrema importância.
SAIBA MAIS
O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Assessoria de Imprensa de Mato Leitão