terça-feira, 15 de julho de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Estrela

Sai resultado do índice de infestação do Aedes aegypti em Estrela

7 de fevereiro de 2019
em Estrela, Meio Ambiente, Os Vales em Notícia, RS, Saúde e Beleza
0
Sai resultado do índice de infestação do Aedes aegypti em Estrela
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Setor da Saúde realizou levantamento em mais de 480 imóveis, e seis amostras deram positivas para ocorrência de larvas do mosquito

A Vigilância Ambiental de Estrela recebeu, na última sexta-feira (04), o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) pelo Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, realizado na última semana. No trabalho de fiscalização, a equipe especializada da Vigilância e também Agentes Comunitários de Saúde realizaram mais uma visita surpresa a 485 imóveis do município, em 86 quarteirões sorteados aleatoriamente, incluindo todos os bairros da área urbana. Das amostras coletadas, 68 foram encaminhadas ao laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado para análise das larvas e identificação da espécie. Destas, seis deram resultado positivo ao Aedes aegypti. Novos levantamentos serão realizados.

Conforme explica a coordenadora da Vigilância, Carmen Hentschke, o resultado era esperado visto o grande número de imóveis que tinham pontos ou recipientes com água parada, e estes com larvas. “Isto considerando as condições climáticas, que têm sido bastante propícias para o surgimento destas larvas, assim como a época do ano, quando diminuem os cuidados com estes ambientes que são adequados para que estes mosquitos surjam, visto o grande número de pessoas que estão em férias”, explica. “Mas também é um retrato do descuido da população. Se de 68 amostras com larvas de mosquito, seis deram positivas para o Aedes aegypti, isso nos dá um Índice de Infestação de 1,2, considerado Estado de Alerta”, detalha a coordenadora, que ressalta o constante trabalho de prevenção e combate à doença realizado no município.

As amostras que deram positivas foram encontradas nos Bairros Auxiliadora, Oriental, Boa União e nos Loteamentos Nova Morada I e II, em Novo Paraíso. Contudo, Carmen Hentschke ressalta que isso não diminuiu o risco e a necessidade de atenção por parte de moradores de outros bairros. “Até porque estes mosquitos voam e podem se espalhar facilmente. E se consideramos que o levantamento como o próprio nome diz é rápido, em poucos e aleatórios imóveis, pode ser que em algum outro bairro apenas não foi coletada amostra do local correto, ou seja, contaminado”, diz. “Vamos fazer novas ações, mas os moradores precisam cuidar dos recipientes com água parada, tampar ralos, cuidar com os pratos dos vasos de plantas, e aquelas pessoas que guardam água da chuva devem tampar bem o local, colocar tela, ou adicionar cloro.” No RS, nenhum caso da doença foi registrado em 2018, mas em 2019 o primeiro foi confirmado em Panambi e outros três gaúchos contraíram a doença durante viagens. Em estados como São Paulo e Minas Gerais algumas cidades registram muitas ocorrências e Índice de Infestação superior a 8, o que indica um risco maior de epidemia. Mais informações pelo telefone 3981-1136.

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Arquivo/Prefeitura de Estrela

CompartilharTweet
Próxima notícia
Diretoria da Amvat traça ações para 2019

Diretoria da Amvat traça ações para 2019

Cacis lança Arrasa 2019

Cacis lança Arrasa 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}