

Desde esta segunda-feira (21) os mais de 10 mil associados da agência Lajeado/Centro da Sicredi Integração RS/MG estão de casa nova. A estrutura de aproximadamente 1.500 m² localizada em frente às antigas instalações foi inaugurada na última sexta-feira (18) em solenidade prestigiada por associados, colaboradores e lideranças, os quais conheceram em primeira mão o novo prédio. “Este é um espaço onde se pensa que o associado, além de ser bem acolhido, tenha privacidade para discutir as suas finanças com os colaboradores”, explicou o presidente da instituição, Adilson Metz.
De acordo com o diretor executivo Luis Mario Leite Berbigier, a cooperativa tem o compromisso de retribuir a credibilidade e confiança depositadas pela comunidade nesses 25 anos junto ao sistema Sicredi, e por isso a construção de uma estrutura ampla, moderna e confortável que atenda bem a todos. “Que nós, colegas e associados, continuemos com esse espírito de cooperação, de união, fazendo com que a nossa cooperativa e essa agência continuem se desenvolvendo e sejam uma referência para Lajeado e toda a região”, desejou Berbigier.
Metz esclareceu que a Sicredi tem feito altos investimentos em tecnologia, mas na contramão da tendência de agências sem colaboradores, continua defendendo o bom atendimento e um lugar onde as pessoas se sintam em casa para fazer suas movimentações e discutir as melhores soluções financeiras. Para ele, a entrega do prédio da agência Lajeado/Centro, onde foi aplicado cerca de R$ 2,5 milhões, também é uma forma de distribuir sobras e de mostrar que a cooperativa preza o relacionamento acima de qualquer coisa. “Se fala do mundo digital, mas antes vem as digitais, as pessoas, que são quem queremos valorizar. É nesse sentido que continuaremos crescendo com a nossa cooperativa”, afirmou o presidente.
Gerente da agência, Liviane Bald recordou os quase 20 anos no prédio anterior, o qual já tinha passado por reformas e adaptações, mas que atualmente não comportava mais as necessidades da instituição. Administrando quase R$ 500 milhões em ativos, a agência é responsável por cerca de 40% do resultado total da cooperativa e é uma das maiores do sistema Sicredi em número de colaboradores, associados e volume de negócios. Assim, segundo Liviane, o novo prédio foi projetado para acolher da melhor forma possível toda essa demanda. No primeiro pavimento estão caixas, autoatendimento e atendimento pessoa física, no mezanino a estrutura interna, e no segundo andar o atendimento pessoas física e jurídica. “Tudo isso para poder oferecer mais conforto, privacidade, comodidade e acessibilidade aos nossos associados, para que se sintam em casa e sejam sempre bem atendidos”, esclareceu a gerente.
Próximos passos
Ao mesmo tempo em que comemora a inauguração da agência Lajeado/Centro, a cooperativa já planeja seus próximos passos. Conforme Metz, o prédio recentemente desocupado passará por reformas e ainda este ano abrigará o Sicredi Empresas, que atualmente atende no Centro Administrativo, no Bairro São Cristóvão. Também para 2019 está prevista uma reforma na agência Lajeado/Florestal e o início das atividades em Minas Gerais, agendado para abril em Conselheiro Lafaiete e agosto em Itabirito. Nos próximos meses os gestores também estarão buscando por instalações no Estado mineiro para as agências de Mariana e Congonhas, que deverão abrir em 2020, ano em que todos os pontos de atendimento da regional estarão com a nova marca do sistema.
O presidente ainda comentou sobre o processo assemblear, cujos encontros de núcleos ocorrerão ao longo de fevereiro. Na ocasião, os associados poderão conferir a prestação de contas da cooperativa e definir o destino dos resultados de 2018. “A cooperativa é forte quando o associado participa não só trabalhando, mas também fiscalizando e analisando as contas”, apontou Metz, que finalizou: “Gente que coopera cresce e um mundo melhor a gente faz juntos”.
Texto: Ascom Sicredi Integração RS/MG