

O Carnaval é uma cultura popular mundial a qual o Brasil se sobressai sem sombras de dúvidas. No entanto, diversas são as etnias que formam a festa mais popular no país. Esta história toda será contada pelas candidatas que concorrerão neste ano ao título de soberana dos festejos do Momo em Venâncio Aires. A expectativa e organização é da Vice- Presidente da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), Jaqueline Gonçalves dos Santos e das professoras e historiadoras Karina Lopes e Clara Lopes, trio que lidera a realização do baile de escolha da nova corte.
Na próxima quinta-feira, 17, as oito candidatas serão apresentadas em um evento que irá ainda explicar o tema deste ano: “Das Origens do Carnaval a Paixão e Tradição da Terra do Chimarrão”. O encontro será no Barão Bar e Prosa, a partir das 19h30min, e reunirá além das gurias que buscam as coroas, a comunidade carnavalesca, a sociedade interessada no tema e ainda oito homenageados que irão representar suas etnias. “Houve a necessidade de desmitificar a imagem negativa do carnaval, e o tema escolhido neste ano, irá auxiliar neste processo e mostrar também que as comemorações carnavalescas podem ser algo positivo para a sociedade”, explica Jaqueline.
Estas etnias serão apresentadas durante o evento e os homenageados entregaram as candidatas um item que representa a cultura do seu país de origem. As postulantes a Rainha e Princesas do Carnaval, terão que utilizar o item e representar a etnia no baile de escolha que ocorrerá no dia 9 de fevereiro partir das 22h, no ginásio Santa Rita de Cássia, do Bairro Gressler. O Baile será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e a Lisva.
O novo trio substituirá a Corte do Carnaval Municipal 2018, formada pela rainha Thais Pereira Acosta e pelas princesas Sandriele da Silva Soares Hammes e Évelin Fabiane Pacheco Heller.
Homenageados
Alemães: Jairo Bencke
Italiano: Joice Batistti
Indígena: Rodrigo Baracy
Árabe: Claudia Hamid
Negros: Sergio Rosa
Japonês: Mitsuo Okajima
Português: Carla Inês Schwaickhardt
Senegalês: Cherif Toure
Avaliação
As candidatas serão avaliadas em 5 quesitos:
Samba no pé;
Comunicação;
Beleza;
Simpatia;
Desenvoltura
As notas serão de 5 a 10 em cada quesito.
As torcidas serão avaliadas em 2 quesitos:
Agito;
Criatividade.
– As notas serão de 5 a 10 em cada quesito, mantendo o uso de balões, faixas, grito, apitos e cornetas. Não será permitido instrumentos de sopros, tambores e artefatos de fogo. A torcida que infringir a regra será desclassificada.
Confira o regulamento completo: https://www.venancioaires.rs.gov.br/arq/paginas/pg-1544466675083740900.pdf.
Texto: Ascom Venâncio Aires