

Aquele conselho de pai ou mãe, de avô ou avó, sempre tem um peso maior. É difícil não se seguir um conselho daqueles que têm mais experiência, ainda mais no período de férias. Por isso, com o propósito de conscientizar os idosos e seus familiares, o Departamento da Melhor Idade da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, juntamente com o Departamento de Trânsito, da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, estão desenvolvendo o projeto Férias Seguras.
A iniciativa consiste na entrega de material informativo, bem como explanações durante os encontros com os grupos da Melhor Idade. Dentre as dicas, estão o planejamento de uma viagem tranquila, os cuidados necessários na praia e, ainda, itens que devem ser revisados antes de viajar de carro para a Serra Gaúcha. O material informativo ainda contempla dicas que visam garantir mais segurança nas rodovias, independente do destino.
Conforme a coordenadora da Melhor Idade, Aneli Dickel, a ideia é que os idosos disseminem os cuidados aos seus filhos e netos. “O conselho de uma pessoa mais velha é sempre bem vindo. Por isso, criamos o projeto Férias Seguras. Por mais simples e repetitivas que as dicas sejam, sempre é importante reforçá-las, não somente entre os idosos, mas, sim, com todos os integrantes da família. Quando vamos viajar, temos que ter em mente que a família sempre espera o nosso retorno, em segurança”, ressalta.
O diretor de Trânsito, Carlos Alberto da Silva, lembra que o projeto visa a conscientização de toda a família. “São dicas que vão além dos cuidados com o veículo e no trânsito, mas também reforça os cuidados com o mar, com a insolação, a importância da hidratação, entre outras. As férias devem ser seguras e tranquilas e, para isso, precisamos ter responsabilidade e consciência. Cuidado e precaução máxima é o mínimo que podemos fazer para que tenhamos férias tranquilas”, enaltece.
Texto: Ascom Teutônia