

Muçum e região presenciaram uma noite mágica de Natal na quarta-feira, com estimativa da organização da presença de aproximadamente três mil pessoas para a chegada da Maria Fumaça, que saíra de Colinas rumo a Muçum. O primeiro evento natalino de 2018 na cidade, iniciou por volta das 19h30min, com as apresentações dos corais Municipal e Infanto Juvenil do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Momentos antes de contemplar o locomotiva, o público foi contemplado com distribuição de erva-mate e a comercialização de lanches e bebidas por food trucks.
A realização, programada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, vem de encontro ao projeto Nos Trilhos de Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
Em torno das 23h, a ansiedade pelo atraso, causado por precauções da Rumo, que trancou a passagem do comboio, próximo a Roca Sales, com a justificativa de evitar um encontro com um trem de carga que circulava pela redondeza, deu lugar a euforia. Quando a Maria Fumaça Malet, construída no ano 1950, movida a lenha, despontou no viaduto de entrada da cidade, todos encontravam um jeito de eternizar o momento em imagens ou mesmo na memória. “Essa noite será inesquecível, estamos todos emocionados e esperamos poder ter passado uma mensagem significativa de Natal e final de anos. Tivemos muito empenho para trazer este evento a Muçum”, relata a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande.
Após a passagem da locomotiva, veio outro momento muito esperado: a descida do Papai Noel pelo Viaduto, utilizando rapel. Com seus duendes, o personagem foi outra atração responsável pela exaltação dos que se concentravam nas imediações, sobretudo crianças e jovens. Após fazer manobras que arrancaram aplausos, o bom velhinho distribuiu balas e foi requisitado para fotos com o público.
O prefeito, Lourival de Seixas, mostrou espanto com o público presente e aproveitou o momento para frisar a força que o turismo possui para o desenvolvimento do município. “Estávamos preparados para receber grande público, mas, ainda assim. Ficamos surpreso. Graças a Deus, apesar de algumas intempéries, tivemos êxito e mais um exemplo claro de que o turismo é uma ferramenta importante para o crescimento de nossa Princesa das Pontes”, destacou.
Programações natalinas seguem no domingo
A programação de Natal segue no domingo (16), quando ocorre a tradicional Festa de Abertura da Colheita da Uva e o Natal na Praça. Além da comercialização das diversas variedades da fruta, na parte da tarde, ocorre disponibilização de brinquedos infláveis para crianças e distribuição de cachorro-quente e refrigerantes, com presença do Papai Noel. A novidade do evento deste ano, fica por conta do show com o Padre Ezequiel, às 18h, uma parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, com a empresa Decibal Móveis.
Para encerrar, no dia 21, acontece a primeira edição do Festival de Música das Pontes, com participação das bandas “Alex B” e “Bandidos da Noite – Revival”. O evento inicia às 21h, na Praça Matriz. A entrada será franca, com arrecadação de um quilo de alimento não perecível, revertidos ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa é de um grupo de muçunenses apaixonados pela música, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Texto: Ascom Muçum