sábado, 3 de outubro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Agronegócio

Jovens conhecem gestão da Dália e são apresentados ao novo formato do Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural

4 de dezembro de 2018
em Agronegócio, Os Vales em Notícia, Região, RS
0 0
0
Jovens conhecem gestão da Dália e são apresentados ao novo formato do Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural
0
COMPARTILHAMENTOS
8
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Jovens visitaram sede da cooperativa (Foto: Carina Marques)

Jovens que fazem parte do quadro social da Dália Alimentos tiveram uma aula sobre a gestão. Durante a manhã e tarde do dia 30 de novembro, os 20 jovens vindos de diversos municípios em que a Dália está presente participaram de momentos que enriqueceram o conhecimento acerca dos negócios que envolvem a Dália Alimentos, além de projetos atuais e futuros.

Pela manhã eles foram recebidos na sede do prédio administrativo da cooperativa, em Encantado, pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que falou sobre os objetivos da visita: conhecer de forma aprofundada o que é e como funciona a Dália Alimentos.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, também se manifestou e pelo período de uma hora e meia explicou que qual é o norte da Dália e que um dos pilares está em cumprir com o que consta na Missão: “Promover o Desenvolvimento Econômico e Social de Associados e Funcionários”.

Com base nesta premissa, Freitas desafiou os jovens a também elaborarem a “Missão”, a “Visão” e os “Valores” em suas propriedades, fazendo isso de forma conjunta, com os pais, com os irmãos e com os demais membros da família. O executivo apresentou o organograma da empresa, detalhando como a cooperativa se organiza e se estrutura, modelo espelhado nos utilizados pelos europeus. Explicando cada cargo, função, áreas de produção e atuação, ele dimensionou aos jovens o tamanho da Dália. “Depois de algumas viagens à Europa começamos a nos reestruturar pensando em obter um negócio organizado, firme e forte, com lideranças inteligentes e qualificadas, de bom senso, com equilíbrio, mentalidade e inovação”.

Indústria de lácteos também foi visitada por grupo (Foto: Tânia R. da Rosa Kummer)

Remetendo-se aos jovens, Freitas disse que a esperança estão neles e por isso a cooperativa investe nesta faixa etária. Em dados gerais, apresentou o mapa de atuação, observando que a cooperativa está presente em 24 estados brasileiros e que exporta para 18 países do globo. Após o almoço todos se deslocaram até o Complexo Lácteo e às futuras instalações do Complexo Avícola, ambos localizados no município de Arroio do Meio, na localidade de Palmas, às margens da ERS-130.

Georreferenciamento

A Dália Alimentos está implantando um novo sistema para a reestruturação do quadro social. Conforme Piccinini, através do georreferenciamento todos os associados serão reorganizados conforme proximidade com o seu grupo de delegado. “Será um cadastro atual, que será atualizado conforme a necessidade e a demanda”, explica o presidente do Conselho.

Para o presidente, “isso é investir em formação, em quem realmente demonstra interesse em fazer acontecer. Ser delegado é repassar informações, ser atuante, ser um exemplo diante da comunidade. Precisamos dar um salto em qualidade política e institucional dentro do quadro de líderes, ou seja, de delegados, os verdadeiros representantes da coopertiva”.

Consta no projeto criar grupos e canais de comunicação virtual entre delegado e grupos de associados a fim de repassar e padronizar as informações. A previsão é aplicar este novo formato e reestruturação do quadro social no próximo ano.

Programa Gestão e Liderança da Propriedade Rural

Também foi apresentado aos jovens, em primeira mão, alguns detalhes do “Programa Gestão e Liderança da Propriedade Rural”, que sucede o “Programa Sucessão Familiar”. Piccinini explanou detalhes de como o programa irá funcionar, sendo uma parceria com a Univates, em que docentes da instituição irão ministrar as aulas.

A estimativa é de que o curso inicie em abril de 2019, com período de inscrições posteriormente, a definir o período, com encontros bissemanais e carga horária de quatro horas por encontro. A carga horária total será de 20 encontros com enfoque em diversos temas, tais como: princípios do cooperativismo e sentimento de pertencimento, liderança e autoconhecimento, agronegócio contemporâneo, sucessão familiar, legislação e organização da propriedade, marketing e mercado agroindustrial, gestão financeira e da produção, empreendedorismo rural, além de saídas a campo.

A turma terá 20 alunos, com idade entre 18 e 25 anos. “Nosso objetivo é preparar pessoas que queiram evoluir, crescer e se desenvolver junto à cooperativa. Vocês, jovens, são a nossa aposta e temos a certeza de que muitos de vocês poderão ser os novos delegados já no próximo exercício”, observou Piccinini.

Os objetivos do programa são fortalecer o espírito cooperativista nos jovens, estimulando-os a desenvolver habilidades de liderança e gestão. Fornecer informações que possibilite uma análise econômico-financeira para a gestão da propriedade rural e debater o processo de sucessão na gestão da propriedade rural.

Texto: Ascom Dália Alimentos

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}