

Mais um ano está prestes a findar. Momentos em família, onde o amor, a união e o carinho prosperam, são ainda mais comuns. Westfália prepara, para o fim 2018, uma programação natalina especial, contemplada por três eventos: o Acordes ao Entardecer, nos dias 02, 09 e 16 de dezembro; a 2ª Corrida e Caminhada Iluminada, no dia 08 de dezembro; e o Natal Westfaliano, no dia 22 de dezembro.
Para todas estas datas, a programação terá um atrativo especial: a ornamentação natalina, elaborada e confeccionada pelo Grupo Voluntárias Amigas, sob a coordenação de Claudete Kunzler Beckenbach. Para este Natal, foram preparados bonecos de pano e de garrafas PET, luzes especiais, guirlandas, ornamentos em madeira, presépio e muitas outras surpresas.
A exemplo dos anos anteriores, a decoração está centralizada no pátio em frente à Prefeitura Municipal, mas outros pontos do Município também já receberam ornamentos natalinos. Para a colocação dos ornamentos, o grupo de voluntárias contou com o auxílio dos servidores da Secretaria de Obras, Viação e Interior, que também produziram alguns itens em madeira.
No mês de dezembro, Westfália deve atrair visitantes de todo o Vale do Taquari. Através da decoração, o município quer disseminar a magia do Natal, que é considerado uma das épocas mais encantadoras do ano.
Acordes ao Entardecer
O Acordes ao Entardecer acontece, neste ano, em sua primeira edição. As atividades ocorrerão em três domingos, a partir das 19h30min, em frente à Prefeitura de Westfália, e terão o seguinte cronograma de apresentações: 02 de dezembro – Grupo Instrumental de Westfália; 09 de dezembro – Orquestra Municipal de Imigrante; e 16 de dezembro – Coral Municipal de Westfália e Grupo de Flautas.
O evento surge como uma oportunidade de reunir familiares e amigos para um fim de tarde e início de noite diferenciados, regados à boa música. Além disso, o ascender das luzes natalinas proporcionará encanto e magia aos presentes. A atividade cultural é gratuita e aberta à comunidade local e regional.
Durante o Acordes ao Entardecer haverá mateada com a ervateira Gaúcha da Serra e presença do Papai Noel. Solicita-se que a comunidade traga cadeiras para uma melhor acomodação. A realização é da Prefeitura Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com apoio da Sicredi Ouro Branco.
2ª Corrida e Caminhada Iluminada
A 2ª Corrida e Caminhada Iluminada tem como objetivo incentivar a prática da corrida de rua e da caminhada em todas as idades. Marcada para o dia 08 de dezembro (sábado), a partir das 19h30min, a atividade esportiva recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 03, pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas.
Para as modalidades Minirrústica (de 10 a 15 anos), Rústica e Caminhada, as inscrições têm um custo de R$ 35,00 (com direito a um kit, composto por numeral de peito, chip e camiseta, conforme a modalidade). Já a Minirrústica até nove anos (Festival) não tem custo de inscrição, dando direito, apenas, a medalhas de participação.
Largadas e chegadas serão em frente à Prefeitura Municipal, a partir das 19h30min. O percurso da Rústica (oito categorias masculinas e oito femininas: A – de 16 a 19 anos; B – de 20 a 29 anos; C – de 30 a 39 anos; D – de 40 a 44 anos; E – de 45 a 49 anos; F – de 50 a 54 anos; G – de 55 a 59 anos; e H – 60 anos ou mais) será de cinco quilômetros, assim como a caminhada. Os demais percursos serão menores: Festival de 6 a 9 anos – 300 metros; Minirrústica 10 a 12 anos – um quilômetro; Minirrústica 13 a 15 anos – dois quilômetros e meio.
A premiação dos primeiros colocados será depois das provas, em cerimônia realizada em frente à Prefeitura Municipal. Durante o evento, haverá mateada com a ervateira Gaúcha da Serra e venda de lanches e bebidas, além da comercialização de bolachas natalinas e mimos por parte do grupo Voluntárias Amigas.
A 2ª Corrida e Caminhada Iluminada é uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da SMEC, e do SESC de Farroupilha. O evento ainda conta com apoio da Sicredi Ouro Branco.
Natal Westfaliano 2018
A programação natalina de Westfália terá seu ponto alto no dia 22 de dezembro (sábado), com a realização do Natal Westfaliano em frente à Prefeitura Municipal. A atividade cultural é voltada ao público em geral e marca o encerramento da programação natalina em 2018.
Em outros moldes, neste ano a atividade começa às 20h30min, com Passeio de Lanternas, cujo trajeto iniciará na Casa da OASE e se estenderá até o pátio da Prefeitura Municipal. Após, no palco, haverá programação especial com o Grupo Instrumental, Grupo de Teatro, Coral Municipal de Westfália, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe e outras participações. Também haverá chegada do Papai Noel e show de fogos.
Toda a programação é aberta ao público, inclusive o Passeio de Lanternas, para o qual contamos com o envolvimento da comunidade westfaliana. Durante o Natal Westfaliano, ainda haverá mateada com a erva-mate Ximango, permitindo que o público tenha uma noite especial e agradável, de cultura, dança, diversão e música.
O Natal Westfaliano 2018 é uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, por meio da SMEC. A programação conta com o patrocínio do Banrisul.
Texto: Ascom Westfália