Referência no atendimento às mulheres no município, o Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami) abriu suas portas, na manhã do último sábado (27.10), para a realização de exames preventivos ao câncer de colo de útero e para o agendamento de exames de mamografia. A ação especial, alusiva ao Outubro Rosa – mobilizou as equipes do Centro e da Univates, com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, para também levar informações às pacientes sobre a importância da prevenção, pois o câncer de mama e o de colo de útero são os dois tipos da doença que mais matam mulheres no mundo.
Conforme a coordenadora do Cami, enfermeira Débora Martins, 54 mulheres foram atendidas pelos profissionais. “Estamos muito satisfeitos com o grande número de mulheres que aproveitou esta oportunidade, o que no nosso entendimento demonstra a preocupação com a prevenção, muito importante para evitarmos novos casos destas doenças”, diz. O fato de a ação ter ocorrido no sábado, segundo ela, também colaborou para que este número fosse alcançado, pois muitas encontram dificuldades durante a semana devido às suas atividades profissionais.
Ressaltando a importância da prevenção, Débora lembra que o câncer de mama tem 95% de chances de cura ser for diagnosticado precocemente, e que o de colo de útero é totalmente evitável se o exame for feito todo ano. Em relação à mamografia, a idade preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização de exames anuais é dos 50 aos 69 anos. A meta em Estrela é 495, mas até junho apenas 196 foram encaminhadas. A coordenadora do Cami lembra que as coletas para o pré-câncer podem ser feitas em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde podem ser agendadas as mamografias.
Texto: Ascom Estrela