sábado, 12 de julho de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Bom Retiro do Sul

Apoio da população evitará que atos de vandalismo tragam prejuízos à Bom Retiro do Sul

3 de outubro de 2018
em Bom Retiro do Sul, Os Vales em Notícia, RS
0
Apoio da população evitará que atos de vandalismo tragam prejuízos à Bom Retiro do Sul
0
COMPARTILHAMENTOS
1
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Nesta semana, foi identificado a obstrução de um bueiro com pedras em uma sarjeta na localidade do Faxinal (Foto: Divulgação)

Diariamente, os trabalhos de todos os órgãos da administração municipal de Bom Retiro do Sul são para que o cidadão possa ter o melhor atendimento possível e os melhores serviços e equipamentos a disposição para atender a todas as necessidades, sempre dentro das disponibilidades orçamentarias.

Entre todos os trabalhos realizados, o que mais influencia na vida das pessoas são os realizados pela Secretaria de Obras, que busca atender as demandas dentro de um cronograma de trabalho pré-estabelecido, principalmente, para a melhoria constante da mobilidade urbana.

Manutenção de calçadas, das ruas e estradas, roçadas, iluminação pública, rede pluvial, limpeza de bueiros, pinturas, patrolamento, diversos auxílios aos agricultores, entre tantos outros trabalhos, são feitos para que a população tenha o melhor ambiente possível para desenvolver suas atividades e desfrutar de momentos de lazer e passeios com segurança e qualidade de vida.

Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Obras, alertada por populares, identificou a obstrução de um bueiro com pedras em uma sarjeta na localidade do Faxinal. Pelo que foi constatado pelos servidores, as pedras foram colocadas propositalmente para obstruir o escoamento da água da chuva, o que causaria diversos prejuízos e problemas para os moradores.

Este tipo de vandalismo, conforme a administração municipal, só traz prejuízos aos cofres públicos do município, uma vez que o material é destruído sendo necessária a substituição. Isto gera ainda atrasos no atendimento de outros munícipes. Estas situações de vandalismo afetam também a comunidade, que pode sofrer com inundações e ter prejuízos materiais, entre outros problemas.

No momento atual de transição de estações climáticas caracterizada por períodos de chuvas, muitas vezes em altos volumes, a administração pede o apoio da população para que não joguem nenhum tipo de lixo nas ruas, valas, sarjetas, bueiros, pois estes lixos, em algum ponto, irão obstruir bueiros e redes pluviais, contribuindo para que alagamentos aconteçam. Descartar o lixo de maneira correta é a melhor forma de evitar o entupimento de redes pluviais e também a proliferação de doenças.

Para que situações de vandalismo contra o patrimônio público não venham mais a acontecer, a administração municipal pede para que a população faça o descarte correto do lixo e ajude na fiscalização do ambiente próximo a sua residência. Sempre que alguma atitude que possa gerar perigo for identificada, é preciso que as autoridades municipais sejam informadas, para que a situação seja resolvida.

Dicas de segurança e prevenção de alagamentos

Nenhuma ação isolada da prefeitura vai atingir o objetivo máximo contra alagamentos sem o efetivo apoio da comunidade. Ações conjuntas de prevenção da administração municipal e da população poderão auxiliar no combate aos alagamentos:

# Auxílio da população que mora perto de arroios na conservação deste equipamento de drenagem natural;

# Não jogar lixo nas ruas. O correto acondicionamento do lixo ajuda a evitar o assoreamento dos equipamentos de drenagem como arroios e bocas-de-lobo;

# Auxiliar para que drenagens, valas e canaletas não fiquem obstruídas;

# Não construir em zonas ribeirinhas (manter distância de 200 metros de cada lado da margem);

# Conservação de áreas verdes (com capacidade de infiltração) nos terrenos de residências e prédios. A impermeabilização do solo é fator altamente agravante dos alagamentos;

# Não construir em topos de morros. O desmatamento destas áreas para eventuais construções provoca o assoreamento das redes de drenagem das partes mais baixas devido à erosão.

Uma dica muito importante é a sua segurança em situações de alagamentos. Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas ou tentar desobstruir um bueiro. Fique em lugar seguro e peça ajuda se for preciso.

O bem-estar de cada um depende de atitudes saudáveis de todos nós.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul

CompartilharTweet
Próxima notícia
Passeio Ciclístico Dia das Crianças acerta preparativos

Passeio Ciclístico Dia das Crianças acerta preparativos

Romeu e Selga Rückert são eleitos Rei e Rainha dos idosos do município de Westfália

Romeu e Selga Rückert são eleitos Rei e Rainha dos idosos do município de Westfália

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}