

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Coletivo de Educação Ambiental Regional (CEAR), iniciou na última quinta-feira (06), a instalação de ecopontos no Bairro Moinhos, ação que integra o projeto-piloto para coleta seletiva no município e faz parte de um projeto maior denominado Lixo Certo. Estão sendo instalados grandes contêineres plásticos em 67 pontos do bairro Moinhos para que a comunidade coloque neles o seu lixo reciclável. Os contêineres são verdes e estão adesivados com a informação do que pode ou não ser depositado neles. O trabalho terá continuidade ao longo da próxima semana, até que todos contêineres estejam nos locais definidos. Simultaneamente com a instalação dos contêineres, servidores da Sema estão informando os moradores porta a porta sobre o projeto. Além disso, no início de agosto, foi realizada palestra sobre educação ambiental no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do bairro com foco no funcionamento do projeto no bairro Moinhos.
Conforme o secretário da SEMA, Luís André Benoitt, o bairro Moinhos foi escolhido para dar início ao projeto porque é um dos bairros mais populosos da cidade e também que reúne uma considerável diversidade de atividades (empresas, residências, escolas, igreja, diferentes classes sociais) tornando-se representativo do município. “Esperamos que a comunidade que ainda não separa os resíduos passe a adotar este hábito, que fará a diferença para ampliar os índices de reciclagem em Lajeado. Contamos com o apoio de todos”, salienta o secretário. Com o projeto, a comunidade não precisará mais esperar pelo dia da coleta seletiva para tirar o lixo de casa, podendo depositá-lo nos contêineres diariamente. Essa mudança poderá incentivar mais pessoas a selecionarem o lixo e evitará que os recicláveis se acumulem dentro das casas.
Saiba mais:
O projeto Ecopontos iniciou em março de 2018 com a distribuição de contêineres nas escolas do município. Já há 27 contêineres espalhados em diversos pontos da cidade para o descarte correto de lixo reciclável. Para a coleta dos resíduos, eles foram instalados nas escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), de Ensino Infantil (EMEIs) e colégios privados de cada bairro. O objetivo do projeto é incentivar a educação ambiental nas escolas e junto à comunidade, incentivando a preocupação com a reciclagem. Atualmente, o Município de Lajeado produz diariamente cerca de 55 toneladas de lixo.
O trabalho de conscientização e divulgação da iniciativa é conduzido pela SEMA em parceria com o Coletivo Educação Ambiental Regional (CEAR), Univates, voluntários e entidades privadas. O histórico de estudos data de 2015 e contempla temas de educação ambiental com foco principal para a questão dos resíduos.
Se os Ecopontos do bairro Moinhos funcionarem corretamente, sem descarte inadequado de lixo, com preservação do contêiner, e satisfação da comunidade, a SEMA trabalhará para expandir o projeto para outros bairros. Paralelo ao projeto, o grupo estuda metodologias para treinamento e cadastramento de catadores para otimização da proposta.
Nos ecopontos de coleta seletiva de recicláveis secos devem ser descartados apenas:
– Papel
– Plástico
– Metal
– Vidro
Lixo comum e resíduos especiais não devem ser colocados nos contêineres. A população poderá solicitar informações, denunciar ou sugerir ideias pelo telefone 39821101, ou e-mail sema.edambiental@lajeado.rs.gov.br sempre que achar necessário.
Texto: Ascom Lajeado