No mês em que se celebra o Dia da Árvore, comemorado oficialmente no dia 21/09, a Prefeitura de Lajeado realizou mais uma edição do programa Lajeado Mais Verde. Desta vez, representantes de cada Secretaria da Prefeitura se reuniram-se na última semana para plantar 11 mudas de ipê-amarelo na Sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).
“Esta é uma ação simbólica do nosso projeto Lajeado Mais Verde. Neste mês, resolvemos intensificar o programa em homenagem ao Dia da Árvore. O nosso objetivo é embelezar a cidade e praticar a arborização urbana responsável. Teremos plantios todas as quartas-feiras do mês”, destaca a vice-prefeita Gláucia Schumacher.
Os representantes das Secretarias foram convidados a utilizar uma peça de roupa amarelo e plantaram as mudas da árvore símbolo de Lajeado, definida conforme o Decreto Municipal 9.726, de 30 de dezembro de 2015. Em cada árvore foi colocada uma tampinha gravada com o nome da secretaria responsável pelo plantio. A ação faz parte do Programa Lajeado Mais Verde, que tem como objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável. Além disto, o primeiro plantio do mês teve como objetivo gerar um momento de integração entre as Secretarias.
Para a diretora da Sema, Marjorie Kauffmann, esta é a melhor época para o plantio. O processo de arborização exige paciência, pois o prazo para se alcançar os primeiros resultados é de pelo menos um ano na maioria dos casos. “O projeto como um todo traz muitos benefícios para a cidade. Esses plantios concentrados simbolizam a nossa vontade. Quando as árvores atingem a idade adulta, auxiliam na qualidade do ar, contribuem para o paisagismo e trazem conforto ambiental para as ruas”, explicou Marjorie.
Confira a programação de plantios do Lajeado Mais Verde no mês de setembro:
12/09, 9h – Plantios de mudas diversas a pedido de associações de moradores dos bairros Moinhos e Morro 25
19/09, 9h – Plantio de mudas nas ruas transversais da rua Júlio de Castilhos, entre a Rua Bento Gonçalves e Avenida Benjamin Constant
26/09, 9h – Plantio de mudas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL)
Texto: Ascom Lajeado