As duas primeiras semanas de agosto foram marcadas por diversas atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno em Teutônia. A secretaria de Educação desenvolveu diversas ações em escolas de Educação Infantil, bem como oportunizou momentos de qualificação.
Nas escolas de Educação Infantil foi desenvolvido o projeto Escola Amiga da Amamentação. Dentre as atividades, houve rodas de conversa, músicas, exposição de fotos, confecção de painéis, contação de histórias, disponibilização de espaço adequado e aconchegante para amamentação, produções artísticas, comparação “Mamães e seus filhotes”, dramatização, jogos simbólicos, entrevistas e pesquisas.
Os profissionais da Secretaria de Saúde ainda ministraram duas qualificações com o tema “Incentivo ao aleitamento materno”. Uma das qualificações foi voltada para educadores. Já a outra foi direcionada aos agentes comunitários de saúde e visitadores do programa Primeira Infância Melhor. O objetivo foi estimular estes profissionais a serem multiplicadores da importância do aleitamento materno.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil da Prefeitura, Alessandra Surkamp, ações como estas que foram realizadas são de extrema importância. “A gestação, o parto e os cuidados com a primeira infância preparam o ser humano para a vida. Ações nos primeiros anos de vida garantem mais benefícios do que aqueles realizados mais tarde”, sublinha.
Para a enfermeira obstetra Roseléia Regina Halmenschlager, essas ações visam sensibilizar a todos para o ato de amamentar, que deve ser visto pela sociedade como natural e fundamental. “O objetivo principal é trazer a sociedade para reflexão e discussão da importância da amamentação e seus inúmeros benefícios tanto para a mãe como para bebê e consequentemente para a sociedade”, ressaltou.
Também integrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno a Hora do Mamaço. O evento, que contou com o apoio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Habitação, foi realizado no dia 4 de agosto, no Centro Administrativo.
Texto: Ascom Teutônia