A comissão organizadora do Encontro Regional do Vinho Colonial, que ocorre na próxima sexta-feira (24/08), no salão comunitário de Linha Auxiliadora, em Encantado, a partir das 9h, esteve reunida na última sexta-feira (17) para realizar a avaliação de 122 amostras de vinhos coloniais inscritas por produtores de mais de 15 municípios do Vale do Taquari. O objetivo da atividade foi o de definir, de maneira prévia, quais os vinhos que se destacarão e que receberão certificado no dia do evento.
Na ocasião as amostras foram divididas em cinco grupos, sendo eles de vinhos brancos e tintos feitos com uvas americanas, como Isabel e Bordô, e de vinhos brancos, tintos e híbridos de uvas viníferas, casos de Merlot e Malbec. Na avaliação as categorias visual, de olfato e de gosto foram divididas em critérios que levaram em conta a limpidez, o aspecto, a intensidade, a nitidez e a persistência, entre outras. Ao final o grupo de 12 avaliadores da Emater/RS-Ascar elencou cada vinho numa escala que ia de insuficiente até excelente.
De acordo com o assistente técnico regional da área de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, ainda que haja uma mostra competitiva no evento, o principal objetivo da atividade é valorizar os produtores que investem no processo artesanal de elaboração de vinhos. “Nesse sentido a intenção é a de dar um retorno para os viticultores a respeito do que pensa o público sobre o seu produto, estimulando-o para que possa se aprimorar e oferecer um vinho com ainda mais qualidade”, comenta.
Bonine ressalta ainda os benefícios da bebida para a saúde, se tomada com moderação. “Nesse sentido, cabe a extensão rural e social trabalhar para o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade”, avalia o técnico, que acredita que a região ainda possa crescer nesse segmento. “Assim, precisamos pensar em ampliar o mercado para além da venda para amigos, conhecidos ou parentes, aumentando o número de cantinas formalizadas, agregando renda e valorizando o turismo e a cultura da região”, ressalta.
Para o dia 24 está prevista a palestra “Formalização de Cantinas de Vinho Colonial”, que será ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar e também integrante da comissão de avaliação, Thompson Benhur Didone. A atividade tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Secretaria Municipal de Agricultura e da cooperativa Sicredi. O almoço por adesão terá como cardápio carne suína, galeto, massa, saladas e vinho. Mais informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Encantado ou pelo telefone (51) 3751-1707.
Programação
09h – Recepção
09h30 – Abertura
09h45 – Palestra “Formalização de cantinas de vinho colonial”, ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompson Benhur Didone
10h30 – Avaliação do vinho colonial (comissão técnica)
11h – Degustação de amostras
11h40 – Apresentação das amostras destaque e entrega de certificados em cada categoria
12h – Almoço
Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado