

Um público superior a 3,2 mil pessoas acompanhou, na última sexta-feira (10), no Centro Comunitário Cristo Rei, a palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. O evento, em parceria com a Sicredi, marcou o lançamento da 8ª Feira do Livro de Estrela. “Família – Urgências e Turbulências” foi o tema da palestra, na qual Cortella abordou questões polêmicas na relação familiar como castigo, limites e consequências, em casa, na escola e na sociedade.
Por mais de uma vez Cortella destacou a grande presença de público. “Estes presentes são exemplos de pessoas que estão preocupadas sim com o amanhã, com o mundo que estão deixando para seus filhos e com os filhos que estão deixando para o mundo”, afirmou. “Não são como alguns pais e mães que infelizmente se acovardaram, enfraqueceram, que se submeteram a algo perigoso que é a geração que estamos formando, de jovens que às vezes não tem a noção de esforço, percepção de disciplina. Uma nova geração mais preguiçosa, que não nasceu pronta como acredita, e confunde desejos com direitos”, disse. Após a palestra, ele autografou suas obras e posou para fotos com o público.
Na rápida abertura, o secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, dirigiu-se aos presentes. “Trata-se de um convidado especial para um grande evento, que está apenas começando, mas desde já com sucesso.” Ele também ressaltou que o valor dos ingressos foi revertido em 3,2 mil vale-livros aos estudantes da rede municipal, que poderão ser trocados por obras durante a feira, em outro exemplo de valorização da leitura e cultura, objetivos da iniciativa. Mais vales puderam ser comprados durante a noite e ainda podem ser adquiridos nas agências da Sicredi em Estrela.
Os portões do Centro Comunitário Cristo Rei foram abertos com duas horas de antecedência, e antes mesmo disso ocorrer, já havia quem esperasse no local para poder ingressar o quanto antes e garantir um bom lugar. Foi o caso dos amigos Willian Cardoso, de Encantado, Bruna Dalmoro, de Nova Bréscia e Norton Mezacasa, de Arroio do Meio. Eram os primeiros da fila. “Vale a apena. O Cortella é muito bom, isso aqui vai lotar e quero ficar bem na frente”, destacou Bruna. E ela tinha razão. O Centro Comunitário não demorou para ficar tomado de gente.
Feira
A 8ª Feira do Livro de Estrela ocorre de 2 a 6 de outubro. É uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller.
O patrono, o escritor Antônio Schimeneck, marcou presença na palestra de lançamento. “Uma grande noite, que apesar de tão fria, aqui foi tão calorosa. Fico muito feliz em poder fazer parte.” Ele voltará ainda este mês ao município. No dia 20, fará um trabalho voltado aos educadores dos anos finais do Ensino Fundamental. Eventos como oficinas de formação e palestras com outros escritores que estarão presentes à feira, como Fábio Monteiro e Jonas Ribeiro, já foram realizados. Nesta quarta-feira à tarde, a partir das 14h30min, outra atividade marcará o lançamento da feira para os alunos da rede municipal, em evento na Soges, no Centro.
Programação
02 out | terça-feira
Autor presente: Jonas Ribeiro
Hora do Conto
19h30min – Cerimônia de Abertura e show com Vocal em Cena
03 out | quarta-feira
Autores presentes: Jonas Ribeiro e Marcos Meier
Hora do Conto
19h15min – Momento cultural com Kelly Carvalho
19h30min – Palestra com Marcos Meier « Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos
04 out | quinta-feira
Autor presente: Antônio Schimeneck
Hora do Conto
19h30min – Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther
05 out | sexta-feira
Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro
19h30min – Espetáculo « A Sbórnea Kontr’atacka » com Hique Gomez e Simone Rasslan
06 out | sábado
Autor presente: Antônio Schimeneck
Hora do Conto
9h – Sarau Literário da Alivat
10h30min – Lançamento da coletânea «Tenho uma história para te contar» produção da Emei
Paulo Freire
Texto: Ascom Estrela